Primeiro resultado: Menos 3 kg em 1 semana... — Portuguese (Brazil)

Primeiro resultado: Menos 3 kg em 1 semana...

Olá, pessoal! Meu nome é Benito, moro na Ilha do Governador, Rio de Janeiro.

Gostaria de relatar aqui a minha satisfação com este programa. Muito útil! Já fui usuário de outro programa, o FatSecret, mas o que me fez mudar para o MyFitnessPal foi a interação do app com outro app que uso para caminhadas/corridas, o Runtastic Pro.

Meu primeiro resultado foi bem satisfatório. Comecei a reeducação alimentar junto com a volta de atividades físicas, caminhando todos os dias, com um gasto calórico de uma média de 400 kcal/dia. E o resultado: 3,5 kg a menos!

Eu não sei se estou fazendo certo, mas não estou seguindo a quantidade de pontos que o app me passa, que é algo em torno de 1900 kcal/dia. Mudei manualmente para 1200. E estou me sentindo bem, fazendo as 5 refeições e sempre priorizando produtos com menos gordura, menos sódio e etc.

Vale lembrar que o meu peso é 114,5 kg com 1,89m de altura, 28 anos de idade. Minha meta é algo em torno de 85 kg.

Será que estou consumindo muito pouco? Posso mesmo colocar meu corpo em modo de inanição, como já me alerta o app quase todos os dias?

Comentários

  • AAMaio
    AAMaio Postagens: 1
    Olá.

    Vim deixar só a minha opinião, apesar de valer o que vale, visto não ter grandes fundamentos da parte médica, mas a minha opinião é que, 1200 calorias pode ser uma descida um bocado brusca demais.

    Certamente que ao início te sentes bem, visto o corpo ter reservas suficientes para compensar o que está a menos, contudo um défice tão grande poderá trazer a médio prazo outros problemas principalmente quando as reservas se começarem a esgotar.

    Outro problema é que um défice de calorias tão grande irá fazer com que seja perdido mais volume de massa corporal que aquele que o corpo consegue adaptar, podendo causar outros problemas, mas estes mais ao nível estético.

    Outro ponto que é preciso ter em atenção é que no início a quantidade de peso que se vai perder é maior, mas com o tempo vai diminuindo. O que é normal e nunca se deverá aumentar o défice nesses casos. Perder peso é um processo que demora o seu tempo e que deve ser feito com calma, quase como um processo Zen.

    Na minha opinião, uma quantidade de 1500/1700 Cals por dia será o limite mínimo para se conseguir fazer as coisas de forma mais saudável. Obviamente que este valor deve ser adaptado ao tipo de metabolismo da pessoa e do tipo de alimentos que está a ingerir.

    Como disse, isto baseia-se mais na minha experiência que em qualquer fundamento médico. O importante é ter paciência e levar o processo com calma e ver as pequenas evoluções que se tem. :)

    Força nisso.
  • brunamaria86
    brunamaria86 Postagens: 63 Member
    Olá, Benito

    Em um primeiro momento, sua perda de peso será bastante efetiva. Porém, você precisa saber que índices de IMC e só o que a balança comum te diz podem esconder outros dados importantes. Quando fazemos uma dieta, é comum perder água, massa muscular e gordura. O sucesso ou o fracasso de um método será observado quando verificar quanto de gordura, água e massa muscular perdeu. Pois pense: você prefere perder 5 kg de gordura ou 10 kg sendo que a maior parte NÃO É gordura?

    Emagrecer é realmente um processo relativamente lento, mas se pensar bem, é assim que deve ser. Se o aplicativo te aponta que pode ingerir 1900 kcal no dia e te garante uma meta de perda de peso, por qual motivo você quer acelerar o processo? Sei que quando queremos mudar, ficamos muito ansiosos e queremos um resultado rápido. Mas as chances de ficar doente, de ter lesões (caso também esteja fazendo exercícios), de desistir são imensas. Se contente em atingir uma meta de 3 kg ao mês. Em 10 meses, são 30 kg, já pensou? Se emagrecer além dos 3 no mês, é lucro, desde que tenha a consciência que sua alimentação é de qualidade e não está colocando em risco sua saúde e seu objetivo.

    Nunca vi em minha vida alguém que fizesse uma dieta extrema e ficasse bem. Até mesmo quem realiza gastroplastia deve ser muitíssimo observado, tomar suplementos vitamínicos, fazer muitos exames, ser acompanhado semanalmente, correndo o risco de baixar a imunidade, de flacidez, ter problemas diversos.

    Tenha paciência e leia bastante. Faça acompanhamentos, faça um teste de bioimpedância, garanto que tudo vai dar certo.
  • Gostaria de agradece-los pelas dicas... Realmente a perda inicial se deve a perda de agua tbm, ja sabia disto...

    Mas com relação a contagem de calorias para 1200 por dia, quero relatar que estou me sentindo muito bem... Me alimentando extremamente bem, com uma dieta super balanceada, priorizando a ingestão de proteínas, quando possível... E me alimentando 6 vezes ao dia, mais ou menos de 3 em 3 horas, como sempre sugerem... Mas sei que não será sempre nesse total de 1200... Até porque nos fins de semana começarei a me permitir passar um pouco esse numero, nos sábados OU domingo... Meio que fazendo um dia do lixo...

    Tenho me alimentado com frutas, produtos integrais e light, muita verdura e legume, carnes mais magras e etc... E não estou passando fome em nenhum momento...

    Bom, vou aumentar a minha meta de calorias/dia para 1500kcal. O que acham?
  • brunamaria86
    brunamaria86 Postagens: 63 Member
    É, Benito, eu também comecei como você. Ingeria em torno de 900 kcal (porém não usava o aplicativo ainda), emagreci bem até, mas faltava muita coisa. Ainda bem que recuperei a tempo de não ter um problema grave em alguns meses. Aliás, hoje eu como umas 1500, mas eu como MUITO mesmo. Dia desses minha barriga até doeu, rsrs. Só que não como fritura, nem doces, refrigerante, industrializados. Este ano não fiquei gripada, tenho uma resistência maravilhosa, mas não sem esforço, claro.

    Dê prioridade para a ingestão de proteínas de qualidade e legumes. Sempre como em torno de 120 gramas por dia, e estou perdendo gordura e ganhando massa.

    Abraço
  • Legal, Bruna!

    Vou aumentar a minha "dose" diária de calorias. rs

    Obrigado pelas dicas!

    Bjs!
  • marcelocraters
    marcelocraters Postagens: 2 Member
    1200 é pouquissimo.

    Esses 3kg que você perdeu não devem ser só de gordura... muito disso deve ser inchaço/liquido e até musculo.

    O ideal é perder entre 0,5 e 1kg por semana.

    Faça o seguinte, mande o programa calcular 0,5kg por semana de perda (um déficit de 500 calorias por dia).

    outros 0,5kg você perde com uma horinha de academia por dia. (faça em circuito, fazendo tanto exercicios de força quanto aerobios, procure sobre HIIT para saber o que fazer no aerobico (nada de querer correr maratona)).

    Aumente sua ingestão de proteina para 2g/kg de massa magra ao dia (para saber quanto de massa magra existe na internet ou na avaliação da academia).

    Gordura por dia = metade do seu peso em gramas

    o resto de carboidrato

    coma de 3 em 3 horas e sempre nos mesmos horários.

    Evite o consumo de carboidrato a noite (pode comer carbo mas não muito).

    Bons lanches para a noite

    Queijo, carne, ovo, amendoim, nozes, castanhas, leite

    Péssimos lanches para a noite

    Pão, macarrão, batata etc

    Carbo bom a noite somente frutas.

    Prefira sempre alimentos integrais e coloque muita salada nas principais refeições.

    Perdi 5,6kg assim em 1 mês e meio...

    Mas isso foi na balança, pois ganhei 2kg de musculo/massa magra junto, então na verdade perdi 7,6kg de gordura e lucrei muito na massa magra!

    Boa sorte ai amigo!
  • teca07
    teca07 Postagens: 1
    Olá pessoal, sou Ester e comecei a uma dieta no dia 10/11 pesando 77,7 hoje estou pesando 74,9 , eliminei 2,8kg em 17 dias, estou achando pouco. O que vocês acham? Estou seguindo as 1.200cal, eliminei o carboidrato a noite e 2 vezes por semana faço pilates.