Paleo / Low Carb — Portuguese (Brazil)

Paleo / Low Carb

Opções
Alguém adepto de alguma dessas duas dietas por aqui? Seria interessante para compartilharmos idéias ...

Comentários

  • katysimon12
    katysimon12 Postagens: 133 Member
    Opções
    Dieta paleolitica certo? Já ouvi falar mas nunca a fiz.

    Qual o cardápio que sugeres?
  • fabiomuralha
    Opções
    Exato Cátia! A idéia geral é comer o que os homens pré-históricos comiam.

    Copiei de um site o "cardápio" que fica mais fácil kk

    "O que deve ser consumido: carne e peixe o menos processado possível; ovos, marisco, sementes de oleaginosas; legumes folhosos e frutos em abundância, frutos silvestres e morangos (deve-se evitar frutos que foram sofrendo muitas alterações de melhoria de produção e têm maior valor calórico);

    O que não deve ser consumido: açúcar ou quaisquer alimentos adoçados; leite e todos os alimentos lácteos; cereais e todos os alimentos produzidos com cereais; batata ou batata doce; leguminosas, incluindo, feijão, soja e lentilhas."

    Eu não sigo a paleolítica pois acho que ela é muito restritiva, mas me baseio nela para fazer uma dieta low carb, mantendo os carboidratos por volta de 100g/dia. Só mantenho esse nível de carbo pois realmente sinto falta nos dias em que o treino de corrida é mais puxado.
  • katysimon12
    katysimon12 Postagens: 133 Member
    Opções
    Pois eu tb não consigo abulir por completo os hidratos de carbono pq como vou todos os dias ao ginásio começo a ter dores de cabeça, já tentei 1 vez e resultou mal :frown:

    Olha mas achei interessante a abulição do leite e seus derivados, eu deixei de beber leite há cerca de 3 semanas pq fui a uma consulta de nutrição e o q me foi dito é q o meu abdomen se encontrava dilatado por gases provocados pelo leite e pior o meu figado tb já se encontrava dilatado tb, segundo o medico por intolerância ao leite. Eu fiquei baralhada e duvidosa até :huh: pois sempre me habituei a ouvir q o leite era uma boa fonte de calcio para os ossos, mas por via das duvidas experimentei deixar de beber leite e não é que o meu abdomen diminuiu drasticamente.

    Portanto acho q sei saber estou no caminho certo para uma dieta primitiva :smile:

    Mas então tu não a segues á risca, comer hidratos de carbono em pouca quantidade certo? Olha o q me parece mais dificil aqui é acabar com os cereais pq me dá bastante jeito as barrinhas de cereais para comer entre refeições, já o pão passo bem sem ele.
  • fabiomuralha
    Opções
    Pois é, tento manter eles até no máximo 100gr / dia.
    Quanto ao leite também tenho intolerância, o que é normal, 2/3 dos adultos o são também. O que é lógico se pensarmos o seguinte, o único mamífero adulto que toma leite somos nós... (pensamentos primitivos kk)
  • katysimon12
    katysimon12 Postagens: 133 Member
    Opções
    Sim é verdade :smile:
  • lilyhel
    lilyhel Postagens: 70 Member
    Opções
    O pessoal da cetogênica diz que é normal passar um pouco mal nas duas primeiras semanas, Cátia, dizem também que vc repor eletrolíticos (como sódio, potássio e magnésio) ajuda muito a passar por essa fase de transição =D
  • carlaarend
    carlaarend Postagens: 1
    Opções
    Oi!

    Acabei de me cadastrar aqui no My Fitness Pal. Eu faço dieta low carb, sigo Atkins, desde janeiro deste ano. Vai ser legal trocar ideias :)

    Abraços,
    Carla
  • nedralima
    nedralima Postagens: 3
    Opções
    Olá, sigo a paleo/low carb desde maio deste ano. Melhor estilo de vida não há!
  • novais03
    novais03 Postagens: 1
    Opções
    Estou tentando seguir este estilo de vida desde julho deste 2013, estou combinando a Dieta Low-Carb com Jiu Jitsu e Musculação.

    Apesar de não conseguir ainda fazer a Dieta na totalidade os resultados estão sendo impressionentes.

    Vamos trocando experiência.
  • marrietecosta
    Opções
    Boa noite sou nova por aqui, entrei ontem, já fiz a dieta Dr. Atkins, mas parei, estou pretendendo voltar, é muito boa, só que se você para volta tudo de novo, é para a vida toda, mas como hoje fui a nutricionista com meu filho, vou adequar os meus alimentos e cuidar do que ele come também...
  • pgl_peso
    pgl_peso Postagens: 1
    Opções
    Muito bom o post. Comecei esta semana a dieta paleo e já senti uma diferença grande no meu abdômen, que parece ter desinchado (acho que a retirada do leite está fazendo a diferença). Quanto ao carboidratos, estou a fazer uma transição lenta (2 fatias de pão integral por dia). Até agora, estou me sentindo bem fisicamente, isto é, sem tonturas, sem irritabilidade, sem dor de cabeça... Vamos ver nos próximos dias. Força a todos nós!
  • Lueji
    Lueji Postagens: 1
    Opções
    Olá, comecei este tipo de alimentação e posso garantir que para perder peso, ganhar energia e ter mais saúde, foi o melhor presente para a minha vida!
  • kiruba1
    kiruba1 Postagens: 2
    Opções
    Olá, encontrei um site que fala sobre dietas sem carboidratos, segue um trecho abaixo:

    CONSEQÜÊNCIAS DA DIETA ISENTA DE CARBOIDRATOS

    Na década de 70, um médico americano, Dr. Atkins, lançou a idéia de uma dieta sem carboidratos, para fins de emagrecimento, porém com um consumo elevado de proteínas e gorduras.
    Em primeiro lugar, esta “dieta” jamais poderá ser mantida por muito tempo, porque haverá um ímpeto compulsivo por carboidratos cedo ou tarde. Além disso, as conseqüências para a saúde como um todo serão extremamente indesejáveis e podem atrapalhar a vida das pessoas para sempre. É necessário fazer as pazes com os alimentos e saber lidar com eles da maneira correta, sem jamais sentir fome, seja qual for o objetivo. O fato de não se sentir fome com esta dieta é porque a digestão de proteínas e gorduras é demorada. Mas a fome do sangue e do sistema nervoso por glicose continua, e é ela mesma que vai levar o indivíduo a desistir. É o famoso efeito “ioiô”.
    Ninguém mantém o peso estável através deste método, a não ser com conseqüências sérias para a saúde.
    Para o organismo funcionar adequadamente o carboidrato deve cumprir com no mínimo 58% das calorias, pois há estoque deste nutriente como tal (glicogênio hepático e muscular). Somente o excesso viraria gordura. Já a gordura em excesso é que deve ser combatida.
    A chamada “Dieta do Dr. Atkins” ou dieta das proteínas, criada nos EUA* pelo mesmo há mais de duas décadas consiste nos seguintes fundamentos bioquímicos:
    - Sem carboidratos o organismo utilizará maior quantidade de gorduras para produzir energia. A GLICOSE (carboidrato simples essencial para a sobrevivência das células, derivada dos amidos, sacarose e frutose) deverá ser produzida pelo fígado, pois as células nervosas NÃO SOBREVIVEM sem ela.
    - Para sintetizar a glicose sem obter carboidratos na dieta, saem aminoácidos (componentes das proteínas) dos músculos, uma parte para serem oxidados in loco e a outra parte vai ao fígado originar glicose. O mesmo ocorre com a proteína que está sendo ingerida. Na alimentação balanceada (com 60% das calorias vindas dos carboidratos) as proteínas são direcionadas para a síntese de novas células.
    - Cada molécula de carboidrato armazenada nos músculos (chamada Glicogênio Muscular – ESSENCIAL para evitar a fadiga física) guarda consigo 2,7 moléculas de água. Ora, sem repôr carboidratos, desidrata-se e perde-se peso também de água.
    - ENTÃO: Esta dieta funciona para PERDA DE PESO, mas é às custas de perda de MASSA MAGRA, ou seja, músculo e água (flacidez e desidratação).

    Segue o link completo : http://www.carmenzita.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=60:consequeencias-da-dieta-isenta-de-carboidratos&catid=35:informacoes&Itemid=37

    Pessoal eu também concordo, com o artigo. Precisamos de carboidratos, pois se quisermos emagrecer, precisamos de exercícios e sem os carboidratos não conseguiremos executá-los de forma intensa .Realmente iremos perder o peso, mas de forma totalmente errada! Lembrem-se, foque em suas medidas e não em seu peso, aumentar massa magra é necessário, pois não iremos querer perder peso e ficar só nas pelâncas né.. Rsrs.
  • VivianeMoreira
    Opções
    Olá Fabio,

    Eu li muito sobre as duas.

    Eu faço Low Carb hight fat LCHF

    Eu emagreci 7 quilos em 3 meses sem exercícios físicos. Sim, eu sei que é importante a atividade física, mas pra essa época do ano eu não pude me dedicar a ela.

    Apenas low carb não é recomendável. O estilo é conhecido por LCHF, ou seja, tem sim carboidratos, mas a níveis baixos. A principal fonte de energia vem das gorduras.

    Portato, o título do tópico deveria ser Paleo/ Low Carb Hight Fat.

    Sugiro a leitura do blog do Doutor Souto. Médico Urologista dedicado a divulgação no Brasil sobre este estilo de vida, que como ele mesmo fala, não é uma dieta, é um estilo de vida.

    http://lowcarb-paleo.blogspot.ca/

    Boa leitura
  • syrinpt
    syrinpt Postagens: 6
    Opções
    Tenho estado a fazer uma dieta low carb, não eliminando totalmente, mas consumindo muito menos hidratos de carbono. Custa um bocado, é verdade, mas na segunda semana já se nota menos a fome da primeira semana, o que é bom. Inicialmente tinha retirado todo o pão, mas como continuo a ir ao ginásio de manhã, resolvi voltar a incluir o pão nos dias em que vou fazer exercício, caso contrário fico sem forças e com dor de cabeça.

    Até agora tudo bem, 4Kgs já foram, mas ainda faltam muitos...

    No passado consegui perder 10kgs em 3 meses com uma dieta mais baixa em hidratos de carbono, por isso acho que compensa. É só ter o cuidado de não retirar totalmente os HC quando se faz exercício regular.
  • kessiejones
    kessiejones Postagens: 1
    Opções
    Ela é a dieta que os nutricionistas usam como zero gluten, zero lactose. É muito boa e diminui muito o inchaço do corpo. Sem lactose percebi uma leve diminuição de barriga.
  • maguaale
    maguaale Postagens: 5 Member
    Opções
    to comecando a atkins! :)
  • df2112
    df2112 Postagens: 8
    Opções
    Pessoal, estou com uma dieta com muitos pontos em comum como paleo, mas não inteiramente low carb. Tenho comido algo entre 100 e 150 gramas de carbs por dia (como uma tapioca no café da manhã).

    Tenho sim evitado os bad carbs - trigo, batata e arroz -, bem como reduzido ao máximo possível o açúcar, assim cortei a sobremesa, os docinhos e coisa e tal. Mas continuo com os laticínios - queijo, iogurte (natural integral), leite.

    O resultado tem sido bem legal. O mais importante é que tenho a impressão de que sem os bad carbs tenho sentido menos fome e, inclusive tenha perdido a necessidade de comer os lanchinhos intermediários entre as principais refeições. Acho que a mensagem é "coma comida de verdade", ou seja, muitos vegetais, peixe, carne, castanhas e evite a comida-trash.
  • samvmartinez
    samvmartinez Postagens: 1
    Opções
    Pessoal, sigo a dieta cetogênica cíclica (CKD) desde janeiro/14 visando diminuição de percentual de gordura e manter o máximo de massa magra. Considero que não é uma dieta dificil, visto que basicamente qualquer restaurante oferece pratos HFLC, porém, é uma dieta que exige muita disciplina e força de vontade para não cair na tentação de comer qualquer caboidrato.

    Meu protocolo de CKD tem sido:

    15 dias em LCHF com carb < 20g ( 5% carb | 35 % prot | 60 % fat) seguidos de
    36 horas de carb up nas quais como aprox 1000-1200 g de carboidratos. ( 60% carb | 30 % prot | 10 % fat) nas primeiras 24 horas e ( 40% | 45 % | 15%) nas 12 horas restantes.

    Para voltar ao estado de ketosis, após a ultima refeição de carboidratos faço uma refeição só de gorduras e proteinas e tomo 5g de leucina a cada 2 horas até a hora de ir dormir. No dia seguinte assim que acordo faço 1 hora de caminhada acelerada em jejum seguido de refeições HFLC.

    Nos dias LCHF meus carboidratos vem do abacate, aspargus, brocolis e as vezes de peanut butter. Gorduras: ovos, manteiga, do proprio abacate, chia, leite de coco integral, castanhas do para, cortes de carnes vermelhas com gordura, atum, sardinhas maionese, requeijão, queijo parmesão e queijo gouda.

    Nestes aprox 80 dias da dieta, todo dia tenho feito 35 minutos de aeróbico de baixa intensidade (caminhada acelerada) em jejum de manha. A noite faço 3 vezes por semana treinos de musculação e 3 vezes por semana treinos de corrida HIIT.

    Já senti meu percentual de gordura baixar consideralmente e consegui manter meu desempenho nos treinos de musculação, embora nao tenha sentido melhoras (não aumentei as cargas nos exercicios). Acho que isto se deve principalmente ao deficit calórico da dieta.

    Esta nos meus planos pro futuro seguir esta dieta com saldo hipercalórico para avaliar os ganhos/desempenhos nos treinos.
  • Carmenzita
    Carmenzita Postagens: 1
    Opções
    Eu estou também desde Abril a seguir um dieta paleo lowcarb, e fiquei bastante interessada nesse seu método de controlar os dias de LCHF e os dias de carbs up. Será que pode passar a sua rotina e o cardápio em pormenor para eu me orientar melhor?
    Obrigada :-)
  • fmouco
    fmouco Postagens: 1 Member
    Opções
    Eu sou adepta da LCHF. Ela não é fácil de ser seguida, as tentações são muitas. Depois de fazer de tudo concluí que, pelo menos para o meu organismo, este é o jeito certo de fazer: em 2 dias eu desincho, minha fome desaparece e minha insônia some.

    Recomendo muito as informações do blog do Dr. Souto, e, para os que falam bom inglês, tem muito material bom sobre esta forma de se alimentar no Youtube. Nestas pesquisas que fiz não existe dia do lixo ou dia de carbo alto pois acaba tirando o corpo da cetose ele leva dias para voltar a este estado, ou seja, a vida se torna uma luta constante para entrar em cetose para depois quebrar o ciclo outra vez.

    Tem livros que acho interessantes também, em especial dois do Gary Taubes (Why we get fat e Good Calories, Bad Calories). Legal destacar que ele é maratonista e segue a LCHF há anos.