Tapioca da Saude
Uma das coisas que fiz para iniciar meu processo de reeducação alimentar e regime, foi à substituição do famoso pãozinho do café da manhã.
Sendo um adorador de pão como eu era eu precisava de algo que substituísse o pão sem que ficasse com aquela sensação de que estava faltando alguma coisa de manhã, foi quando descobri a panqueca de tapioca.
Apesar de ter um alto índice glicêmico, a Tapioca é mais saudável que o pão no café da manhã, e dá uma sensação e saciedade plena, onde eu fico muito bem alimentado durante toda a manhã, sem a necessidade de recorrer a outros snacks até a hora do almoço.
Muitas pessoas podem falar que eu deveria comer algo entre o café da manhã e o almoço, porém como o myfitnesspal no momento me dá um limite de 1810 calorias diárias, não é fácil ficar dentro da meta se eu recorrer a snacks, então prefiro ficar com quatro refeições ao longo do dia, pois devido ao meu exagerado peso (ainda com 116 kg) não posso praticar atividades físicas diariamente. (este acompanhamento é feito através de outro site chamado polarpersonaltrainer.com).
Então vamos deixar de papo furado e vamos a receita.
A beleza da tapioca é que ela vai bem com tudo... Então fica muito ao gosto de cada um.
O preparo básico da taioca não poderia ser mais simples.
Pegue 2 a 3 colheres de sopa de farinha de tapioca e coloque sobre uma frigideira.
Não precisa untar nem passar absolutamente nada sobre a frigideira.
Se vc não possui pratica, pode inicialmente colocar as três colheres sobre a frigideira fria mesmo.
Espalhe de forma uniforme toda a farinha de tapioca sobre a frigideira, separe o recheio que pretende colocar nela e deixe pronto em um prato.
Ligue o fogo em altura mediana e espere um pouco, sem tocar em absolutamente em nada...
Você verá depois de 1 minuto ou dois que a beirada começa a levantar, isso significa que a farinha já criou a liga e pode ser virada. De uma mexida na frigideira e certifique-se que a panqueca está totalmente solta do fundo da frigideira.
Vire a tapioca com uma espátula e comece imediatamente a colocar o recheio de sua preferência.
Após espalhar o recheio, pegue em um dos lados e dobre a tapioca no meio.
Pronto, seu café da manhã está pronto e demora menos que um pão de forma dentro de uma torradeira.
Eu gosto da massa da tapioca molinha, então não deixo mais do que um minuto e meio de cada lado, já se você prefere mais crocancia, podem deixar uns dois minutos a três de cada lado.
Alguns recheios que amo.
No café da manhã, sempre coloco.
1 colher de creme de ricota (eu hoje em dia faço meu próprio creme de ricota, pois é a coisa mais simples do mundo, mas antes eu comprava o creme de ricota Tirolez).
1 xicara de coco ralado (eu mesmo compro o coco e ralo, não use coco ralado desidratado, fica horrível)
1 colher e meia de semente de chia.
2 colheres de sopa de mel
Aproximadamente 436 Calorias.
Se for a tarde ou à noite (cuidado, não consuma Tapioca antes de dormir, pois como disse anteriormente ela possui alto índice glicêmico e não é aconselhável comer e ir para cama, isto é um alimento para consumir quando você ainda vai gastar energia durante o dia)
1 colher de creme de ricota
1 porção de frango desfiado Rica temperado e preparado antes da Tapioca. (este frango desfiado é bem sequinho, e eu faço o pacote inteiro e coloco na geladeira. A porção rende praticamente a semana toda....
* Preparo do creme de ricota.
Você precisa de um processador para fazer, o creme de ricota.
Eu acredito que o processador é uma ferramenta essencial para quem queira fazer uma reeducação alimentar, pois com ele, você pode fazer várias coisas de forma simples e pratica, se você está aqui para perder peso ou somente fazer uma manutenção, ou uma reeducação alimentar, compre um bom processador, você não irá se arrepender.
Vamos à receita do creme de Ricota.
Pegue duas ou três Ricotas frescas, parta ela uniformemente em três pedaços. (para passar pelo tubo de alimentação do processador)
Passe pelo processador
Troque a lamina do processador para a hélice de mistura.
Coloque um punhado de Sal (Cuidado com o Sódio, procure colocar não mais do que uma colher de sopa RASA de sal).
Ligue o processador e vá colocando agua bem aos poucos, pois se você passar do ponto, ela irá ficar liquida. No caso de duas ricotas, menos de uma xicara de agua filtrada já será o suficiente. A quantidade de agua vai variar de acordo com a Ricota, se ela estiver muito fresca, vai conter muito soro e vai precisar de menos agua, se ela estiver muito seca, vai precisar de mais agua... )
Ache o ponto de consistência de seu gosto e pronto, retire do processador e coloque em um tapware. Leve a geladeira para ela ganhar um pouco de consistência e pronto, você terá creme de ricota para duas semanas ou mais por menos da metade do preço da processada e muito mais saudável.
Espero que gostem.
Sendo um adorador de pão como eu era eu precisava de algo que substituísse o pão sem que ficasse com aquela sensação de que estava faltando alguma coisa de manhã, foi quando descobri a panqueca de tapioca.
Apesar de ter um alto índice glicêmico, a Tapioca é mais saudável que o pão no café da manhã, e dá uma sensação e saciedade plena, onde eu fico muito bem alimentado durante toda a manhã, sem a necessidade de recorrer a outros snacks até a hora do almoço.
Muitas pessoas podem falar que eu deveria comer algo entre o café da manhã e o almoço, porém como o myfitnesspal no momento me dá um limite de 1810 calorias diárias, não é fácil ficar dentro da meta se eu recorrer a snacks, então prefiro ficar com quatro refeições ao longo do dia, pois devido ao meu exagerado peso (ainda com 116 kg) não posso praticar atividades físicas diariamente. (este acompanhamento é feito através de outro site chamado polarpersonaltrainer.com).
A beleza da tapioca é que ela vai bem com tudo... Então fica muito ao gosto de cada um.
Pegue 2 a 3 colheres de sopa de farinha de tapioca e coloque sobre uma frigideira.
Se vc não possui pratica, pode inicialmente colocar as três colheres sobre a frigideira fria mesmo.
Espalhe de forma uniforme toda a farinha de tapioca sobre a frigideira, separe o recheio que pretende colocar nela e deixe pronto em um prato.
Ligue o fogo em altura mediana e espere um pouco, sem tocar em absolutamente em nada...
Você verá depois de 1 minuto ou dois que a beirada começa a levantar, isso significa que a farinha já criou a liga e pode ser virada. De uma mexida na frigideira e certifique-se que a panqueca está totalmente solta do fundo da frigideira.
Vire a tapioca com uma espátula e comece imediatamente a colocar o recheio de sua preferência.
Pronto, seu café da manhã está pronto e demora menos que um pão de forma dentro de uma torradeira.
Eu gosto da massa da tapioca molinha, então não deixo mais do que um minuto e meio de cada lado, já se você prefere mais crocancia, podem deixar uns dois minutos a três de cada lado.
Alguns recheios que amo.
1 colher de creme de ricota (eu hoje em dia faço meu próprio creme de ricota, pois é a coisa mais simples do mundo, mas antes eu comprava o creme de ricota Tirolez).
1 xicara de coco ralado (eu mesmo compro o coco e ralo, não use coco ralado desidratado, fica horrível)
Se for a tarde ou à noite (cuidado, não consuma Tapioca antes de dormir, pois como disse anteriormente ela possui alto índice glicêmico e não é aconselhável comer e ir para cama, isto é um alimento para consumir quando você ainda vai gastar energia durante o dia)
1 porção de frango desfiado Rica temperado e preparado antes da Tapioca. (este frango desfiado é bem sequinho, e eu faço o pacote inteiro e coloco na geladeira. A porção rende praticamente a semana toda....
Eu acredito que o processador é uma ferramenta essencial para quem queira fazer uma reeducação alimentar, pois com ele, você pode fazer várias coisas de forma simples e pratica, se você está aqui para perder peso ou somente fazer uma manutenção, ou uma reeducação alimentar, compre um bom processador, você não irá se arrepender.
Pegue duas ou três Ricotas frescas, parta ela uniformemente em três pedaços. (para passar pelo tubo de alimentação do processador)
Passe pelo processador
Coloque um punhado de Sal (Cuidado com o Sódio, procure colocar não mais do que uma colher de sopa RASA de sal).
Ligue o processador e vá colocando agua bem aos poucos, pois se você passar do ponto, ela irá ficar liquida. No caso de duas ricotas, menos de uma xicara de agua filtrada já será o suficiente. A quantidade de agua vai variar de acordo com a Ricota, se ela estiver muito fresca, vai conter muito soro e vai precisar de menos agua, se ela estiver muito seca, vai precisar de mais agua... )
Ache o ponto de consistência de seu gosto e pronto, retire do processador e coloque em um tapware. Leve a geladeira para ela ganhar um pouco de consistência e pronto, você terá creme de ricota para duas semanas ou mais por menos da metade do preço da processada e muito mais saudável.
Espero que gostem.
5
Comentários
-
olá boa tarde tudo bem?
Também aderi a tapioca como substituta do pão francês e está sendo ótimo, não sei se pode me responder isso, mas queria saber se tem problema deixar a tapioca já ponta e conservar na geladeira ou no freezer.
Levanto muito cedo para trabalhar e o tempo voa, caso pudesse poderia deixar elas prontas pro café da manhã neh!!!!
Pesquisei na net e não achei nada sobre o assunto .
abraços
Laine0 -
Eu como tapioca sempre no pós treino. A minha eu faço a massa com polvilho e deixo na geladeira, agora ela pronta na geladeira acho que deve ficar borrachuda. Não custa tentar mas acho que não fica legal, melhor acordar uns 5 min mais cedo (que é o tempo de fazer a tapioca).0
-
Tapioca é uma excelente dica, mas pela manhã uma das melhores opções seria batata doce ou aipim, pois tem um grande índice glicêmico e até o lanche da manhã eu diminuo pois realmente não sinto fome.
Como em média 100 a 200 gramas e está de bom tamanho.
Fica a dica0 -
Amo tapioca, as vezes para variar como a crepioca, um ovo batido 3 colheres de tapioca e 1 colher de leite opcional, mecha tudo e coloque na frigideira anti aderente, fica igual panqueca ai é só rechear a gosto fica uma delicia...0
-
Então, eu pensei que o pessoal não ia dar bola para a receita, mas vejo que o Post ganhou atenção de algumas pessoas e fico feliz por isso.
Comentando alguns tópicos, eu também aderi a Batata Doce, diariamente consumo batata doce, mas no café da manhã mantenho minha tapioca, pois é muito rápida e pratica de preparar..
Uma das minhas receitas favoritas é o Peito de Frango desfiado Rica com Batata Doce... Geralmente esta tem sido minha janta.
Depois de ter feito outro check up geral e ter visto que finalmente consegui subir meu Colesterol Bom (HDL), estou agora reduzindo o consumo do Coco ralado de manhã, pois ele é bom para isso, mas é bastante calórico e estou agora com outra receita que é de Peito de Peru com Abacaxi.
Fica mais do que perfeito junto com a Tapioca no Café da manhã e extremamente Light!
Quanto a preparar a Tapioca com antecedência, como foi dito anteriormente, acho que não é uma boa ideia... Eu adotei a Tapioca exatamente porque ela é tão rápida de se fazer que na realidade demora menos que uma torradeira para transformar um pão de forma em torrada.... Então o tempo realmente para se preparar uma Tapioca é quase nenhum... Em menos de 5 minutos a Tapioca já está prontinha para ser consumida....
Neste Fim de semana mesmo, eu fui à feira e comprei 3 quilos de Tapioca.... 2 Quilos vão para o congelador, para ela ficar sempre fresquinha e 1 quilo para a geladeira para o consumo da semana....
Quando está prestes a acabar, desço o outro kilo e nunca falta Tapioca em casa...
O que eu já deixo pronto realmente é o Abacaxi que deixo descascado e cortado para não perder tempo.
Já perdi quase 18 quilos (16 cm de cintura) e estou muito motivado para eliminar 24 quilos (21 cm de cintura) que ainda faltam para eu SECAR e ter o corpo que eu uma vez já tive....
Em resumo, Tapioca, Aipim, Batata Doce, Suco DETOX, qualquer atitude saudável que tomemos para mudar nossos péssimos hábitos alimentares e o inicio de qualquer atividade física, seja ela qual for que você se identifique e sinta prazer em fazer (mesmo que seja caminhar por 40 minutos, pois era isso a única coisa que eu conseguia fazer a 4 meses atrás) é um excelente começo para uma mudança radical da forma de viver e adquirir qualidade de vida.
Não façam nada que sacrifique o corpo, não passe fome para emagrecer, não faça mais exercícios do que seu corpo pode aguentar, não tente provar nada para os outros ou para si mesmo... A mudança vem aos poucos, com perseverança e adoção de hábitos saudáveis.
Eu posso me considerar um bom exemplo disso, pois chegava em casa do trabalho, sentava em frente a um computador, fumava 1 maço de cigarro por dia, tomava quase 1 litro de café durante o expediente, ficava sem almoçar e comer nada durante o dia inteiro, assaltava a geladeira de madrugada, bebia leite com Toddy ao ponto de consumir 24 litros de leite e 5 potes de Toddy por mês, comia 10 pacotes de biscoito recheado por mês, comia Waffle lotado de manteiga e mel no café da manhã, bebia quase que 6 garrafas de vinho por final de semana... Ou seja, cheguei a 132 Quilos sem a menor resistência física para sequer Andar por 4 km em 50 minutos.... Ficava sem folego e com dores na coluna ao ponto de praticamente incluir Cataflan no meu cardápio mensal para aliviar as dores...
Hoje em dia não faço mais nada disso e chego a achar assustador como a 4 meses atrás eu fazia tudo isso e achava " normal", não tomo mais remédio, raramente fico doente, e ainda estou longe de atingir minha meta, mas me sinto tão melhor, que cada dia que passa tento tomar decisões ainda mais sadias, pois é gratificante e recompensador você acordar cedo (Digo cedo mesmo 5:30hs) sem se sentir cansado ou indisposto para começar o dia já com uma atividade física (no meu caso, pedalar).
Fica a dica, procure um médico, faça os exames, faça acompanhamento regular de sua saúde e tomem medidas saudáveis... Seja na Tapioca, no Aipim, na Batata Doce, no peito de Frango, na caminhada, na pedalada, pulando corda... Encontre o que te faz sentir bem e faça. Não espere que ninguém ou que algum programa de celular faça isso por você.. Eles são somente ferramentas para ajudar a alcançar os objetivos e a gente está aqui para curtir e compartilhar nossas experiências para motivar a todos que querem mudar de vida!
Abraços e um beijo a todos!5 -
Amo tapioca, amei a dica0
-
eu adoro tbm, faço a crepioca, 2c goma tapioca, 1 ovo, 1c requejao pitada de sal, misture bem e faca como panquecas, unte ligeiramente frigideira teflon e jogue q massa, da duas porçoes,parece pao de queijo, coloque chia e linhaca a massa tbm e otimo, para qm gosta de doce faca com cacau e adocante, bonapetit0
-
Laine, não tem problema guardar pra depois na geladeira. Existem até uns pacotes de massa de mandioca já molhada em que só basta acrescentar sal
Só recomendo colocar a massa de mandioca molhada em um recipiente com tampa pra guardar porque com o tempo, a massa resseca e você vai ter que molhar novamente pra poder fazer a tapioca.0 -
Gostei das dicas, valeu pessoal, me add0
-
Adorei as dicas! Também amo tapioca e estava meio triste pensando que não poderia mais comer kkkkk.
0 -
Moro na terra da tapioca...kkkk0
-
Uma das coisas que fiz para iniciar meu processo de reeducação alimentar e regime, foi à substituição do famoso pãozinho do café da manhã.
Alguns recheios que amo.
Passe pelo processador
Espero que gostem.
0 -
Tapioca tudo de bom!0
-
Muito legal esse post. Eu também substitui o pão branco pela tapioca...e de fato me ajudou bastante. Mas ainda pela manhã eu ás vezes como o pão integral já que é nutritivo. Muito legal as receitas sim. Eu costumo já deixar a tapioca peneirada com um pouquinho de sal numa vasilha e vou utilizando todos os dias pela manhã quando chego da academia...mas deixar ela pronta na geladeira acredito que ficará ruim e dura.0
-
Também sou bem fã da tapioca pela manhã! Faço a minha bem fina, uma colher e meia de goma, e normalmente recheio com queijo cottage e peito de peru. Além dela, uma fatia de melão, iogurte e café preto, ótimo começo de dia!
Dá pra fazer tapioca antes, guardar na geladeira e esquentá-la no microondas quando quiser consumir - é só cobri-las com um papel toalha molhado, pra que recuperem a umidade. Mas não recomendo, melhor guardar a goma peneirada e fazer antes de comer, é muito rápido!0 -
Adorei o post. Estou na mesma situação. Resolvi mudar minha atitude desde 13/05/2017. Já perdi 3 kg e 7cm de cintura. Cortei o pão definitivamente da minha vida, e não tenho sentido falta. Como a crepioca pela manha e fico satisfeita até o almoço. Acho que é a melhor opção para o café da manhã.0
-
Não sei porque mas a tapioca foi um alimento muito bom quando eu decidi parar de beber me ajudou muito com a abstinência , hoje estou muito mais feliz.0
-
não sei ,mas lendo sobre a substituiçao do pão pela tapioca tb fiz por um tempo e lendo sobre o assunto "TAPIOCA" ARTIGOS escrevem que é uma bomba de glicose ,pois e ele a TAPIOCA e uma goma q AUMENTA ABSURDAMENTE nossa Insulina no sangue é por isso que nosso indíce glicêmico ou seja a satisfação ao comer ele nós da a sensação de saciedade falsa ,saciedade : então o melhor para deixar de comer o pão e tapioca é o OVO seja ele mexido ou cozido ...eu faço com baicon fica da hora e satisfaz e é uma gordura boa,então testei e não da aquela fome antes do almoço é uma dica ! Mas eu tb começei que nem vsc substituindo o pão pela TAPIOCA mas hj não como mais ! Tudo vai na reeducação alimentar não e fácil pois também descobri que tenho intlorênacia a lactose ,dai tive que trocar toda a alimentação em casa ....0
Categorias
- Todas as Categorias
- 1.8K Fóruns Principais
- 802 Apresente-se
- 254 Começando
- 236 Saúde geral, Fitness e dieta
- 58 Histórias de Sucesso
- 131 Alimentos e Nutrição
- 87 Fitness e Exercícios
- 100 Motivação e Suporte
- 59 Receitas
- 18 Bate-papo, diversão e jogos