Tapioca da Saude — Portuguese (Brazil)

Tapioca da Saude

Opções
gerbest
gerbest Postagens: 3 Member
Uma das coisas que fiz para iniciar meu processo de reeducação alimentar e regime, foi à substituição do famoso pãozinho do café da manhã.
Sendo um adorador de pão como eu era eu precisava de algo que substituísse o pão sem que ficasse com aquela sensação de que estava faltando alguma coisa de manhã, foi quando descobri a panqueca de tapioca.
Apesar de ter um alto índice glicêmico, a Tapioca é mais saudável que o pão no café da manhã, e dá uma sensação e saciedade plena, onde eu fico muito bem alimentado durante toda a manhã, sem a necessidade de recorrer a outros snacks até a hora do almoço.
Muitas pessoas podem falar que eu deveria comer algo entre o café da manhã e o almoço, porém como o myfitnesspal no momento me dá um limite de 1810 calorias diárias, não é fácil ficar dentro da meta se eu recorrer a snacks, então prefiro ficar com quatro refeições ao longo do dia, pois devido ao meu exagerado peso (ainda com 116 kg) não posso praticar atividades físicas diariamente. (este acompanhamento é feito através de outro site chamado polarpersonaltrainer.com).
Então vamos deixar de papo furado e vamos a receita.
A beleza da tapioca é que ela vai bem com tudo... Então fica muito ao gosto de cada um.
O preparo básico da taioca não poderia ser mais simples.
Pegue 2 a 3 colheres de sopa de farinha de tapioca e coloque sobre uma frigideira.
Não precisa untar nem passar absolutamente nada sobre a frigideira.
Se vc não possui pratica, pode inicialmente colocar as três colheres sobre a frigideira fria mesmo.
Espalhe de forma uniforme toda a farinha de tapioca sobre a frigideira, separe o recheio que pretende colocar nela e deixe pronto em um prato.
Ligue o fogo em altura mediana e espere um pouco, sem tocar em absolutamente em nada...
Você verá depois de 1 minuto ou dois que a beirada começa a levantar, isso significa que a farinha já criou a liga e pode ser virada. De uma mexida na frigideira e certifique-se que a panqueca está totalmente solta do fundo da frigideira.
Vire a tapioca com uma espátula e comece imediatamente a colocar o recheio de sua preferência.
Após espalhar o recheio, pegue em um dos lados e dobre a tapioca no meio.
Pronto, seu café da manhã está pronto e demora menos que um pão de forma dentro de uma torradeira.

Eu gosto da massa da tapioca molinha, então não deixo mais do que um minuto e meio de cada lado, já se você prefere mais crocancia, podem deixar uns dois minutos a três de cada lado.
Alguns recheios que amo.
No café da manhã, sempre coloco.
1 colher de creme de ricota (eu hoje em dia faço meu próprio creme de ricota, pois é a coisa mais simples do mundo, mas antes eu comprava o creme de ricota Tirolez).
1 xicara de coco ralado (eu mesmo compro o coco e ralo, não use coco ralado desidratado, fica horrível)
1 colher e meia de semente de chia.
2 colheres de sopa de mel
Aproximadamente 436 Calorias.
Se for a tarde ou à noite (cuidado, não consuma Tapioca antes de dormir, pois como disse anteriormente ela possui alto índice glicêmico e não é aconselhável comer e ir para cama, isto é um alimento para consumir quando você ainda vai gastar energia durante o dia)
1 colher de creme de ricota
1 porção de frango desfiado Rica temperado e preparado antes da Tapioca. (este frango desfiado é bem sequinho, e eu faço o pacote inteiro e coloco na geladeira. A porção rende praticamente a semana toda....
* Preparo do creme de ricota.
Você precisa de um processador para fazer, o creme de ricota.
Eu acredito que o processador é uma ferramenta essencial para quem queira fazer uma reeducação alimentar, pois com ele, você pode fazer várias coisas de forma simples e pratica, se você está aqui para perder peso ou somente fazer uma manutenção, ou uma reeducação alimentar, compre um bom processador, você não irá se arrepender.
Vamos à receita do creme de Ricota.
Pegue duas ou três Ricotas frescas, parta ela uniformemente em três pedaços. (para passar pelo tubo de alimentação do processador)
Passe pelo processador
Troque a lamina do processador para a hélice de mistura.
Coloque um punhado de Sal (Cuidado com o Sódio, procure colocar não mais do que uma colher de sopa RASA de sal).
Ligue o processador e vá colocando agua bem aos poucos, pois se você passar do ponto, ela irá ficar liquida. No caso de duas ricotas, menos de uma xicara de agua filtrada já será o suficiente. A quantidade de agua vai variar de acordo com a Ricota, se ela estiver muito fresca, vai conter muito soro e vai precisar de menos agua, se ela estiver muito seca, vai precisar de mais agua... )
Ache o ponto de consistência de seu gosto e pronto, retire do processador e coloque em um tapware. Leve a geladeira para ela ganhar um pouco de consistência e pronto, você terá creme de ricota para duas semanas ou mais por menos da metade do preço da processada e muito mais saudável.
Espero que gostem.

Comentários

  • lahcruz22
    lahcruz22 Postagens: 5 Member
    Opções
    olá boa tarde tudo bem?

    Também aderi a tapioca como substituta do pão francês e está sendo ótimo, não sei se pode me responder isso, mas queria saber se tem problema deixar a tapioca já ponta e conservar na geladeira ou no freezer.

    Levanto muito cedo para trabalhar e o tempo voa, caso pudesse poderia deixar elas prontas pro café da manhã neh!!!!

    Pesquisei na net e não achei nada sobre o assunto :(.

    abraços

    Laine
  • Debbynothing
    Debbynothing Postagens: 6 Member
    Opções
    Eu como tapioca sempre no pós treino. A minha eu faço a massa com polvilho e deixo na geladeira, agora ela pronta na geladeira acho que deve ficar borrachuda. Não custa tentar mas acho que não fica legal, melhor acordar uns 5 min mais cedo (que é o tempo de fazer a tapioca).
  • pauloroosewelt77
    pauloroosewelt77 Postagens: 3 Member
    Opções
    Tapioca é uma excelente dica, mas pela manhã uma das melhores opções seria batata doce ou aipim, pois tem um grande índice glicêmico e até o lanche da manhã eu diminuo pois realmente não sinto fome.
    Como em média 100 a 200 gramas e está de bom tamanho.
    Fica a dica
  • sarita923
    sarita923 Postagens: 1
    Opções
    Amo tapioca, as vezes para variar como a crepioca, um ovo batido 3 colheres de tapioca e 1 colher de leite opcional, mecha tudo e coloque na frigideira anti aderente, fica igual panqueca ai é só rechear a gosto fica uma delicia...
  • 1000May
    1000May Postagens: 2
    Opções
    Amo tapioca, amei a dica
  • claritaci
    claritaci Postagens: 1 Member
    Opções
    eu adoro tbm, faço a crepioca, 2c goma tapioca, 1 ovo, 1c requejao pitada de sal, misture bem e faca como panquecas, unte ligeiramente frigideira teflon e jogue q massa, da duas porçoes,parece pao de queijo, coloque chia e linhaca a massa tbm e otimo, para qm gosta de doce faca com cacau e adocante, bonapetit
  • lourenissima
    lourenissima Postagens: 1
    Opções
    Laine, não tem problema guardar pra depois na geladeira. Existem até uns pacotes de massa de mandioca já molhada em que só basta acrescentar sal =)
    Só recomendo colocar a massa de mandioca molhada em um recipiente com tampa pra guardar porque com o tempo, a massa resseca e você vai ter que molhar novamente pra poder fazer a tapioca.
  • selmaalvessilva2009
    Opções
    Gostei das dicas, valeu pessoal, me add
  • anakarenamado
    anakarenamado Postagens: 2 Member
    Opções
    Adorei as dicas! Também amo tapioca e estava meio triste pensando que não poderia mais comer kkkkk.
  • eli2sa
    eli2sa Postagens: 1
    editado janeiro 2015
    Opções
    Moro na terra da tapioca...kkkk ;)
  • elinetecampelo1013
    elinetecampelo1013 Postagens: 4 Member
    Opções
    gerbest escreveu: »
    Uma das coisas que fiz para iniciar meu processo de reeducação alimentar e regime, foi à substituição do famoso pãozinho do café da manhã.
    Sendo um adorador de pão como eu era eu precisava de algo que substituísse o pão sem que ficasse com aquela sensação de que estava faltando alguma coisa de manhã, foi quando descobri a panqueca de tapioca.
    Apesar de ter um alto índice glicêmico, a Tapioca é mais saudável que o pão no café da manhã, e dá uma sensação e saciedade plena, onde eu fico muito bem alimentado durante toda a manhã, sem a necessidade de recorrer a outros snacks até a hora do almoço.
    Muitas pessoas podem falar que eu deveria comer algo entre o café da manhã e o almoço, porém como o myfitnesspal no momento me dá um limite de 1810 calorias diárias, não é fácil ficar dentro da meta se eu recorrer a snacks, então prefiro ficar com quatro refeições ao longo do dia, pois devido ao meu exagerado peso (ainda com 116 kg) não posso praticar atividades físicas diariamente. (este acompanhamento é feito através de outro site chamado polarpersonaltrainer.com).
    Então vamos deixar de papo furado e vamos a receita.
    A beleza da tapioca é que ela vai bem com tudo... Então fica muito ao gosto de cada um.
    O preparo básico da taioca não poderia ser mais simples.
    Pegue 2 a 3 colheres de sopa de farinha de tapioca e coloque sobre uma frigideira.
    Não precisa untar nem passar absolutamente nada sobre a frigideira.
    Se vc não possui pratica, pode inicialmente colocar as três colheres sobre a frigideira fria mesmo.
    Espalhe de forma uniforme toda a farinha de tapioca sobre a frigideira, separe o recheio que pretende colocar nela e deixe pronto em um prato.
    Ligue o fogo em altura mediana e espere um pouco, sem tocar em absolutamente em nada...
    Você verá depois de 1 minuto ou dois que a beirada começa a levantar, isso significa que a farinha já criou a liga e pode ser virada. De uma mexida na frigideira e certifique-se que a panqueca está totalmente solta do fundo da frigideira.
    Vire a tapioca com uma espátula e comece imediatamente a colocar o recheio de sua preferência.
    Após espalhar o recheio, pegue em um dos lados e dobre a tapioca no meio.
    Pronto, seu café da manhã está pronto e demora menos que um pão de forma dentro de uma torradeira.

    Eu gosto da massa da tapioca molinha, então não deixo mais do que um minuto e meio de cada lado, já se você prefere mais crocancia, podem deixar uns dois minutos a três de cada lado.
    Alguns recheios que amo.
    No café da manhã, sempre coloco.
    1 colher de creme de ricota (eu hoje em dia faço meu próprio creme de ricota, pois é a coisa mais simples do mundo, mas antes eu comprava o creme de ricota Tirolez).
    1 xicara de coco ralado (eu mesmo compro o coco e ralo, não use coco ralado desidratado, fica horrível)
    1 colher e meia de semente de chia.
    2 colheres de sopa de mel
    Aproximadamente 436 Calorias.
    Se for a tarde ou à noite (cuidado, não consuma Tapioca antes de dormir, pois como disse anteriormente ela possui alto índice glicêmico e não é aconselhável comer e ir para cama, isto é um alimento para consumir quando você ainda vai gastar energia durante o dia)
    1 colher de creme de ricota
    1 porção de frango desfiado Rica temperado e preparado antes da Tapioca. (este frango desfiado é bem sequinho, e eu faço o pacote inteiro e coloco na geladeira. A porção rende praticamente a semana toda....
    * Preparo do creme de ricota.
    Você precisa de um processador para fazer, o creme de ricota.
    Eu acredito que o processador é uma ferramenta essencial para quem queira fazer uma reeducação alimentar, pois com ele, você pode fazer várias coisas de forma simples e pratica, se você está aqui para perder peso ou somente fazer uma manutenção, ou uma reeducação alimentar, compre um bom processador, você não irá se arrepender.
    Vamos à receita do creme de Ricota.
    Pegue duas ou três Ricotas frescas, parta ela uniformemente em três pedaços. (para passar pelo tubo de alimentação do processador)
    Passe pelo processador
    Troque a lamina do processador para a hélice de mistura.
    Coloque um punhado de Sal (Cuidado com o Sódio, procure colocar não mais do que uma colher de sopa RASA de sal).
    Ligue o processador e vá colocando agua bem aos poucos, pois se você passar do ponto, ela irá ficar liquida. No caso de duas ricotas, menos de uma xicara de agua filtrada já será o suficiente. A quantidade de agua vai variar de acordo com a Ricota, se ela estiver muito fresca, vai conter muito soro e vai precisar de menos agua, se ela estiver muito seca, vai precisar de mais agua... )
    Ache o ponto de consistência de seu gosto e pronto, retire do processador e coloque em um tapware. Leve a geladeira para ela ganhar um pouco de consistência e pronto, você terá creme de ricota para duas semanas ou mais por menos da metade do preço da processada e muito mais saudável.
    Espero que gostem.

  • elinetecampelo1013
    elinetecampelo1013 Postagens: 4 Member
    Opções
    Tapioca tudo de bom!
  • renata_adalgisa
    renata_adalgisa Postagens: 3 Member
    Opções
    Muito legal esse post. Eu também substitui o pão branco pela tapioca...e de fato me ajudou bastante. Mas ainda pela manhã eu ás vezes como o pão integral já que é nutritivo. Muito legal as receitas sim. Eu costumo já deixar a tapioca peneirada com um pouquinho de sal numa vasilha e vou utilizando todos os dias pela manhã quando chego da academia...mas deixar ela pronta na geladeira acredito que ficará ruim e dura.
  • makiesama
    makiesama Postagens: 1 Member
    Opções
    Também sou bem fã da tapioca pela manhã! Faço a minha bem fina, uma colher e meia de goma, e normalmente recheio com queijo cottage e peito de peru. Além dela, uma fatia de melão, iogurte e café preto, ótimo começo de dia!
    Dá pra fazer tapioca antes, guardar na geladeira e esquentá-la no microondas quando quiser consumir - é só cobri-las com um papel toalha molhado, pra que recuperem a umidade. Mas não recomendo, melhor guardar a goma peneirada e fazer antes de comer, é muito rápido!
  • veronicacs3363
    veronicacs3363 Postagens: 4 Member
    Opções
    Adorei o post. Estou na mesma situação. Resolvi mudar minha atitude desde 13/05/2017. Já perdi 3 kg e 7cm de cintura. Cortei o pão definitivamente da minha vida, e não tenho sentido falta. Como a crepioca pela manha e fico satisfeita até o almoço. Acho que é a melhor opção para o café da manhã.
  • 123Mudaralex
    123Mudaralex Postagens: 23 Member
    Opções
    Não sei porque mas a tapioca foi um alimento muito bom quando eu decidi parar de beber me ajudou muito com a abstinência , hoje estou muito mais feliz.
  • pamelaoackley20
    pamelaoackley20 Postagens: 1 Member
    Opções
    não sei ,mas lendo sobre a substituiçao do pão pela tapioca tb fiz por um tempo e lendo sobre o assunto "TAPIOCA" ARTIGOS escrevem que é uma bomba de glicose ,pois e ele a TAPIOCA e uma goma q AUMENTA ABSURDAMENTE nossa Insulina no sangue é por isso que nosso indíce glicêmico ou seja a satisfação ao comer ele nós da a sensação de saciedade falsa ,saciedade : então o melhor para deixar de comer o pão e tapioca é o OVO seja ele mexido ou cozido ...eu faço com baicon fica da hora e satisfaz e é uma gordura boa,então testei e não da aquela fome antes do almoço é uma dica ! Mas eu tb começei que nem vsc substituindo o pão pela TAPIOCA mas hj não como mais ! Tudo vai na reeducação alimentar não e fácil pois também descobri que tenho intlorênacia a lactose ,dai tive que trocar toda a alimentação em casa ....