quais os exercícios que gastam mais calorias? — Portuguese (Brazil)

quais os exercícios que gastam mais calorias?

Opções
kcaloss
kcaloss Postagens: 21 Member
ola, seria bom todos partilharem o conhecimento de cada um e divulgar experiencias.
o exercicio que costumo praticar é bicicleta, Btt e estrada e numa hora consigo gastar mais de 600 calorias dependendo do treino.
«1

Comentários

  • lilyhel
    lilyhel Postagens: 70 Member
    Opções
    Pra mim fica um pouco complicado responder essa, eu dificilmente vario de exercício...

    Pra mim o que mais me fez perder calorias foi corrida =D
  • ScarletPill
    ScarletPill Postagens: 6 Member
    Opções
    Normalmente os exercícios que gastam mais calorias são os que exercitam o corpo todo, como remo, natação ou bicicleta elíptica.
    Mas mais importante que isso, é fazer um exercício que se gosta, é mais motivante e é mais fácil aguentar mais tempo!
  • lilyhel
    lilyhel Postagens: 70 Member
    Opções
    Natação é uma boa, sempre quis fazer mas ando muito sem tempo...
  • kaus08
    kaus08 Postagens: 9 Member
    Opções
    Alem desses citados, pra quem gosta de luta também é uma boa.. independente da modalidade. Se nao me engano o boxe gasta por volta umas 800 calorias por aula. E como a ScarletPill disse, o bom é o exercicio que exercitam o corpo todo, no caso das lutas.

    Pelo que andei lendo tbm, fazer exercícios (qualquer um) que elevem a frequencia cardíaca por longo período, e um descanso de curto período, gastam muitas calorias não somente na hora do exercício, mas por varias horas depois do exercício.

    Fazer descanço ativo na academia também é legal, ao invés de descançar entre as séries de pesos por exemplo, correr/bike por 40, 60 segs. e depois voltar fazera serie novamente. Enfim, acho que depende mais da intensidade do exercício, mesclagem etc, do que o exercício em si. E exercícios é oq não falta. ^^
  • R4S1C0
    R4S1C0 Postagens: 13 Member
    Opções
    Quando quero gastar muitas calorias, faço um treino de corrida leve (< 80% da FCM) durante 2 horas. Chego a gastar 1.100 calorias a mais no dia e perco bastante peso. Ah, não acreditem muito na famosa "zona de queima de gordura" entre 60 e 70% da FCM, isso é bobagem! O volume de gordura utilizado como energia em 1h de exercício nessa zona é o mesmo se você correr forte entre 80% e 90% da FCM. O único benefício dessa zona é que você consegue manter o exercício por muito mais tempo e portanto queimar muito mais gordura.
  • R4S1C0
    R4S1C0 Postagens: 13 Member
    Opções
    :smile:
  • kcaloss
    kcaloss Postagens: 21 Member
    Opções
    ola Rafael, nessa parte de ser bobagem não concordo muito, porque a diferença não é a quantidade de calorias, mas sim onde o corpo vai buscar as energias, se for em baixa pulsação ( zona aerobica ) o corpovai buscar a energia as reservas acumuladas.
    se for a 80% já é exercicio anaerobico e o corpo já não vai buscar a totalidade das energias as reservas, mas sim a alimentação diaria e esta a produzir demasiado acido lacteo e como estamos de dieta podemos vir a sofrer de hipoglicemia.
    mesmo sem estar de dieta e se for para melhorar a forma fisica e sem estar a fazer exercicios especificos, nunca devemos treinar com as pulçacoes muito altas, espero que possa dar a sua opiniao e repartir ideias
  • lilyhel
    lilyhel Postagens: 70 Member
    Opções
    Já ouvi as duas coisas, que tem que ser nessa zona e que não precisa ser nessa zona, nunca sei exatamente no que acreditar...

    Um treino que me proporam uma vez era intercalar essas zonas, fazer 2 minutos na de 60% e um minuto acima de 80%, me disseram que é o mais eficiente pra queimar as gordurinhas, e ainda teria um efeito de gastar calorias extras depois do exercício
  • kcaloss
    kcaloss Postagens: 21 Member
    Opções
    isso o que estao a propor é treino anaerobico, ha sempre diferenças de opiniao mas e mesmo muito cientistas destas areas diferem das opinioes de um dos outros.
    mas vou dar a minha opiniao e a que é mais usada.
    vamos começas pelo inicio, como sabe se esta a usar 60% ou 80%? como acharam esse valor? pela forma matematica 220 menos a idade? isso não é correcto porque tem muitas variaveis essa formula.
    para saber a pulsaçao maxima é preciso fazer testes e com um simples pulsometro é possivel descobrir.
    se possivel saber o VO2MAX, tambem ira ajudar muito.
    agora em relaçao a treinos aerobicos (baixa pulsaçao) vs anaerobicos (alta pulsaçao), depende de quais são as nossas intençoes de treino, se é perder gordura temos de transformar a gordura em combustivel para queimar e para isso é preciso oxigenio, nos treinos anaerobicos ha pouco oxigenio nesse processo.
    se for comparar as calorias gastas de um tipo de treino para o outro, pouca diferenças tem, mas essas calorias nao vem do mesmo sitio, apenas em baixa pulsaçao é que estamos a queimar as reservas de energia (gordura).
    o truque de queimar as calorias não é o ritmo mas sim a duraçao do exercicio, e saber quando passamos do nivel aerobico para o anaerobico, eu sei que passo esse nivel a cerca de 162 ppm e por isso tento treinar actualmente a cerca de 150 ppm.
    agora que esta preocupado com isto a primeira coisa seria descobrir a pulsaçao maxima e quando entra no nivel anaerobico.
    posso ajudar a encontrar esse valor, nada de procurar na net esse valor porque cada caso é um caso. temos de fazer um teste para saber porque no meu caso por as formulas que ha na net eu deveria entrar na zona anaerobica as 156ppm e entro nas 162ppm, esse erro seria o sufeciente para estragar os treinos
  • lilyhel
    lilyhel Postagens: 70 Member
    Opções
    Não tenho ideia de como calcular minha frequência máxima ._.
  • kcaloss
    kcaloss Postagens: 21 Member
    Opções
    é façil e no mesmo teste pode calcular quando entra no nivel anaerobico.
    precisa de um pulsometro, e se tiver uma bicicleta estatica ou uma passadeira para correr seria o ideal, se nao tiver isso procure correr num circuito pequeno tipo das provas olimpicas, precisa tambem de alguem para apontar os dados papel e uma caneta.
    nesse papel convem ser quadriculado para fazer especie de grafico onde tera apontado na vertical as pulcaçoes de 5 em 5 apartir dos 100 ate 220, na horisontal tera de ser o tempo pecorrido de min a min.
    para fazer o teste começe por aquecer devagar durante 5 min no minimo, quando comecar o teste se for de bicicleta estatica mete uma cadencia certa de pedalada, tera de ser sempre essa cadencia e a cada min aumenta a velocidade em 5km/h e a pessoa que esta a apontar de min a min vai apontar onde esta as pulsacoes. nesse grafico a linha devera aparecer subir gradualmente a um ritmo certo mas quando voçe entrar na zona aerobica essa linha começa a subir mais rapido, é sinal que o corpo nao consegue aproveitar todo o oxigenio inspirado, mas continua a pedalar ate nao conseguir mais manter a pedalada durante um min, é mesmo a sofrer ao maximo e ai ja tem a pulsaçao maxima que atualmente tem.
    para finalizar durante 5 dias aponta a pulsaçao de quando acorda, é a 1º coisa que faz e faz a media e tem a pulsaçao min e por ai ja pode fazer as contas de 50% 60% ou 80% ou % que quiser.
    mas o ideal seria fazer um teste de VO2MAX, é um exame barato e muitas academias sabem onde podera fazer
  • R4S1C0
    R4S1C0 Postagens: 13 Member
    Opções
    Sim, é bobagem. Eu li isso em vários sites americanos especializados, de um orientador de SPA no Brasil, testei em mim mesmo com meu Polar e minha irmã é nutricionista e confirmou. É uma questão de matemática:

    Qual exercício gasta mais gordura?
    a- Um exercício de 1h a 60% da FCM que utiliza 30% das 300 calorias totais, na forma de gordura
    b- Um exercício de 1h a 85% da FCM que utiliza 15% das 600 calorias totais, na forma de gordura

    Resposta: ambos gastam a mesma quantidade de gordura.
    Num treino leve, o percentual de calorias utilizadas das gorduras é maior porém seu consumo total de calorias é menor. Num treino pesado, o percentual de calorias utilizadas das gorduras é menor, porém seu consumo total de calorias é maior. As grandezas de compensam.

    Como disse no outro post, um exercício a 60% da FCM é muito mais fácil de se manter por 2 ou 3 horas do que um exercício de 85%. Assim, o treino leve só vale a pena se você aumentar o tempo total de treino, pois assim você consumira um total de calorias maior e utilizará um percentual maior de gordura.
  • R4S1C0
    R4S1C0 Postagens: 13 Member
    Opções
    Vale a pena eu ressaltar aqui que o meu objetivo não é somente perder peso. Eu quero também aumentar meu desempenho na corrida e por isso preciso fazer treinos pesados, leves e intermediários em diferentes faixas da minha FCM.
    Minha FCM foi definida em exame ergoespirométrico.
  • kcaloss
    kcaloss Postagens: 21 Member
    Opções
    ola Rafael, em certa parte concordo com voçe e é isso para que servem os foruns, para discutir ideias e nem sempre estamos certos.
    como voçe disse em baixas ppm gasta-se gorduras, mas nas altas o consumo de gorduras é muito menor porque a energia que estamos a queimar em altas pulsaçoes nao vem das reservas de gordura.
    o meu objectivo é tambem melhorar o desempenho desportivo e nao é propriamente pela preocupaçao do peso.
    fiz o mesmo teste que voçe mas infelizmente não tenho aqui o resultado mas pelo que foi mais importante para mim é que tenho um VO2MAX de 62 PPM max zona lactatea a 162.
    concordo que se queremos melhorar o desempenho desportivo, ai sim temos de sofrer bastante e algumas vezes ir ao limite.
    mas se o objectivo é perder peso o treino tem de ser muito diferente
  • R4S1C0
    R4S1C0 Postagens: 13 Member
    Opções
    Eu não penso dessa forma. Para mim é tudo uma coisa só. Não existe treino para perda de gordura e outro para melhora da performance. Tudo tem que evoluir em conjunto. A perda de gordura vai melhorar sua performance e sua performance vai reduzir sua gordura corporal sem que se tenha que adotar uma dieta cheia de limitações. Isso faz com que os resultados sejam consistentes e a melhora ocorra por dentro e por fora. Quanto ao conceito das faixas de FCM, acho que você não o compreendeu totalmente, mas de qualquer forma, respeito a sua opinião.
  • kcaloss
    kcaloss Postagens: 21 Member
    Opções
    ola Rafael se ha grandes cientistas de renome que não concordam uns com os outros, é sinal que poderemos ter as nossas opinioes e só temos de respeitar e tirar proveito de ideias diferentes das nossas.
    em relaçao a ideia que o treino é apenas um, nisso ai é que nao posso concordar, se quer melhorar a forma fisica tem de planear treinos para programar picos de forma e isso tem de programar treinos de ciclos, micro ciclos e macro ciclos.
    se vamos por exemplo para uma competiçao em abril e queremos estar ai no pico de forma, não podemos em janeiro a estar a fazer treinos duros. se for apenas para competir com os amigos ao logo do ano.
    não quero que fique chateado comigo, apenas divulgo aqui a experiencia que tenho de longos anos de competição e de cursos tirados e como treinador sempre respeitei todas as opinioes.
    e acredite que do fundo do coração alguem tenha ideia diferente da minha, assim ha sempre mais ideias e mais opçoes de escolha para quem quer treinnar, pena não haver mais opinioes diferentes da nossa
  • R4S1C0
    R4S1C0 Postagens: 13 Member
    Opções
    Concordo, temos que respeitar a opinião dos outros. Quando disse que, para mim, os treinos são iguais, não me referi aos de atletas. Treinos para atletas, realmente devem que ser bem específicos pois ultrapassar os limites continuamente, não é algo trivial. Mas para pessoas que apenas escolheram um estilo de vida mais saudável, acho que o treino tem que visar a perda de gordura com a melhora da performance, até porque não acredito que exista essa distinção.
  • katysimon12
    katysimon12 Postagens: 133 Member
    Opções
    O meu prof do ginásio aconselhou-me várias aulas em que a queima de calorias é mais intensa, entre elas:

    Ciclyng - mulher 580 calorias por aula
    - homem 820

    Jump - cerca de 520 calorias por aula

    Boxe Trainning - 500 calorias por aula

    A minha preferida é o cycling, levo-me à exaustão, e saio da bicicleta sinto-me a levitar :)

    Mas para quem não vai ao ginásio, um desporto que fica barato e é fantástico na perda de calorias é a corrida, pode-se perder até 800 calorias
  • katysimon12
    katysimon12 Postagens: 133 Member
    Opções
    Fica aqui este endereço com um tabela fantástica para medirmos calorias perdidas em diversos exercícios:

    http://harmonutrigastocalorico.blogspot.pt/
  • lilyhel
    lilyhel Postagens: 70 Member
    Opções
    Opa, vou visitar =D

    O que eu queria mesmo é treino de força, mas nesses fica difícil medir exatamente a perda calórica...
  • almeidajr
    almeidajr Postagens: 1
    Opções
    pra mim, BIKE!... tenho dificuldade de manter o peso, de não emagrecer... pedaladas fortes de 3 horas ou mais, vão-se cerca de 2500 a 3000 calorias... uso este aplicativo para não deixar de repor as calorias perdidas. Estou gostando.
  • camislima
    camislima Postagens: 1
    Opções
    Nem sempre a recuperação do músculo dura um dia inteiro ele gasta calorias. Meça a sua FCM antes de iniciar um série e após. Pesquise sobre queima calorica de musculação você se suepreenderá. o ideal é fazer 3 series de Musculação e no interavalo delas 10 min de aeróbico é sensacional
  • rejaneap
    rejaneap Postagens: 1
    Opções
    pôxa ainda não deu pra fazer exercícios intensos mas vou conseguir
  • lilyhel
    lilyhel Postagens: 70 Member
    Opções
    pôxa ainda não deu pra fazer exercícios intensos mas vou conseguir

    somos duas >.<
  • marialua78
    marialua78 Postagens: 1
    Opções
    Eu gosto bastante de Body Pump