TPM... E agora? — Portuguese (Brazil)

TPM... E agora?

Oie pessoal,

Bem, eu não sabia se postava em nutrição ou nesse tópico de motivação. Mas o dilema é:
TPM inimiga da reeducação alimentar.

Nesse período passamos por mudanças, streessssss, desespero, raiva, choro, alegria, ansiedade, alegria, fome, enjoo... as vezes tudo ao mesmo tempo. E cada tpm pode ser diferente da outra.

Mas será que tem solução? Ou algum paleativo para driblar esse período que detona com agente não só pela retenção de liquido mas na sabotagem da alimentação e da vida social?

Dicas meninas?

Comentários

• brunamaria86
    brunamaria86 Postagens: 63 Member
    Camila, eu tinha uma tpm do cão... tanto que até namoros acabaram por causa disso. Como estou perto dos 30, sinto que algumas coisas mudaram desde os 12 anos. Pensei em colocar o mirena e acabar com isso tudo até engravidar, mas como tenho medo de engordar com ele, vou deixar para quando encerrar o emagrecimento e só ter que manter.

Eu sei qual é a semana que vou ficar ruim, então faço de tudo para comer uns 3 dias antes da semana começar alimentos que liberem serotonina, ou que causem bem estar, mas sem engordar rsrs. O que ajuda: ovos (clara e gema), proteína isolada de soja (que eu consumo mês inteiro), brócolis, tâmaras, uvas, couve, queijo branco, iogurte natural, amêndoas, nozes.

Os exercícios tem me ajudado imensamente. Já fiz academia antes, já nadei e nunca senti diferença, mas agora que estou firme com meu processo, sinto que faz a diferença, SIM, ainda mais quando é um exercício que gostamos. Assim sendo, aproveito para me acabar antes de começar a "semana", já que meu corpo tende a ficar mais resistente.

Para meu "plano de emergência", as barras de proteínas e as barrinhas zero da nestle tem sido meus amigos. Mas eu compro em quantidade limitada, para ser um "poison" que eu uso só em casos extremos. Eu faço a "compra do mês" destes produtos: 1 barrinha zero e 3 de proteína.

Outra coisa importante: meditação. Parar para respirar direito, alongar-se e depois deitar e repetir um mantra me ajudaram muito. Também tomo florais de Bach... quer dizer, tem que ser uma "força multitarefa" para minimizar a TPM. Hoje sou outra pessoa (para a sorte das pessoas que eu amo kkkk).
  • camilaalvescau
    camilaalvescau Postagens: 23 Member
    Meditar é excelente mesmo, a uns 2 anos eu já pratiquei ioga... obrigada pelas dicas!
    :D
  • Querida se pintar desespero por doces como é comum nesta época, aposte no mel. Quando as coisas apertam em termos de TPM, aposto na maçã vermelha picada com casca e uma colher de mel. Para mim resolve. E passa a vontade. Meu marido (que não sofre de tpm rs) quando fica na fissura para comer doces gosta de comer 1 banana prata picada com uma colher de mel.
  • Ediilenes
    Ediilenes Postagens: 2
    A berinjela é ótima para o descachaço e para a retenção de líquido, além de dar uma secada nas gordurinhas da barriga. O abacaxi ajuda na digestão e com o hortelã acalma tudo. rsrs Tomar chá de camomila ou então, leite com canela... Tudo dá uma ajudinha.. Mais TPM é TPM, não tem cura.. rsrsrs
  • SSConv
    SSConv Postagens: 1
    Tive muita TPM a vida inteira. E no meu caso ela prejudicou MUITO o meu peso. Durava 15 dias do ciclo e a fome, a ansiedade, eram terríveis. Recentemente comecei a fazer tratamento com uma médica homeopática muito competente. A TPM simplesmente desapareceu! Recomendo esse tipo de tratamento que cura, sim, a TPM.
  • O que eu faço é um doce de cacau, adoçante culinário, leite em pó desnatado e morangos....faz como se fosse um negrinho e coloca sobre os morangos! Mata a vontade de chocolate+doce e com pouquíssimas calorias!! Boa sorte!!
  • celi2s
    celi2s Postagens: 7
    TPM me desespera! Quero engordar e também sofro com ela. Mês passado cheguei aos 55,8kg, nunca pesei tanto na minha vida, estava super feliz! Então tive uma crise de ansiedade-depressiva e emagreci 3kg em 10 dias. Fiquei tão mal que foi difícil me recuperar. Não quero ficar presa nesse círculo de engorda e emagrece 3kg. Temos que vigiar nosso humor para podermos romper esses ciclos emocionais que prejudicam nossa saúde mental, e consequentemente, tudo o que é importante para nós.
  • cyntila
    cyntila Postagens: 6
    já fiz vários tratamentos pra TPM, mas o que me ajudou mesmo foi controlar alimentação (reduzo carboidratos, especialmente os refinados) e beber muita água. Na época da menstruação bebo bem mais de 3 litros por dia porque ajuda também a diminuir cólicas.

E eu desisti de brigar com a fome de chocolate que me ataca nessa época. Incluí uma trufa de cacau ou chocolate 70% cacau no fim do almoço e outra no fim do jantar. Melhor morrer em 300 calorias de cacau de verdade do que passar o dia beliscando 1000 calorias de chocolate ao leite até dar a sensação de satisfação.

Outra coisa que percebi foi que fico mais lenta (e sonolenta) na TPM, e que muitas vezes tentava compensar isso comendo pra ficar mais alerta. Desisti de brigar contra isso também. Reduzo as atividades, durmo quando tenho sono, só como o que está planejado com antecedência, evito compromissos profissionais estressantes. São 4 dias de "descanso" até finalizar o ciclo.