Termogenicos (Queimadores) — Portuguese (Brazil)

Termogenicos (Queimadores)

Opções
Olá pessoal!
Alguém aí teria algo a falar sobre os suplementos termogenicos (queimadores)? Eles auxiliam mesmo na perca de peso? Prós e contras? Se alguém indica, qual marca?
Desde já muito obrigada!

Comentários

  • brunamaria86
    brunamaria86 Postagens: 63 Member
    Opções
    Bem, eu sou uma das que lutam contra. Claro que ninguém é obrigado a concordar comigo, até espero que existam opiniões diferentes para trocarmos conhecimentos; já pesquisei sobre o assunto, e são tantas informações que nos deixam muito confusos sobre os riscos e os benefícios. Até profissionais da área como nutricionistas, médicos e os bachareis de educação física não são unânimes quanto ao uso, o que dificulta ainda mais o posicionamento de pessoas leigas como nós, muito embora qualquer artigo científico esteja a nossa disposição para pesquisa.

    Porém que fique bem claro que uma coisa são alimentos considerados termogênicos e outra coisa são os produtos produzidos industrialmente para o consumo. A diferença entre eles basicamente é que os últimos parecem dar resultados muito rápido, realmente cumprem o que prometem (desde que associado a dieta e exercícios, obviamente). Em outros casos, promovem basicamente o efeito placebo... minha opinião contrária é sobre aqueles que realmente parecem cumprir com os resultados, elevando a temperatura corporal e acelerando os batimentos cardíacos (e em alguns casos até mascaram a dor dos exercícios). O que ninguém diz são as substâncias que são inseridas nas capsulas (e em muitos casos proibidas pela anvisa, e quando não proibidas, apresentam riscos a hipertensos, diabéticos, pessoas com diferentes síndromes metabólicas) e o que elas realmente provocam. Já vi termogênico com efedrina... nem imaginam o risco que isso pode causar, e nem falo a longo prazo. Pode até parecer ser uma substância segura, mas há vários danos neurológicos que podem ser causados. Quem precisa tomar remédio a base de efedrina por causa de asma, sabe bem o que é ficar trêmulo depois de uma inalação... agora imagine isso todos os dias entrando no corpo... não é natural, não vai ajudar na saúde de alguém.

    De forma geral, eles (os industrializados) podem causar dependência, problemas nos rins, fígado, pâncreas, além de resultar em insônia, taquicardia, má absorção de minerais, etc.

    E sim, há bons alimentos, que se ingeridos moderadamente provocam bons resultados: um café preto amargo pela manhã, gengibre, chá verde (mas nem este pode ser consumido em excesso por acelerar câncer hepático), hibisco, pó de guaraná, as proteínas em geral (o corpo gasta mais calorias para digerir e quebrar as cadeias enzimáticas).

    Agora, se uma pessoa acredita que ela precisa tomar um termogênico porque senão não consegue malhar, porque se sente muito cansada, acho que precisa rever o consumo excessivo de carboidratos, o quanto dorme e o quanto trabalha. Porque se o corpo está cansado demais, ainda assim vai resolver tomar algo para que o corpo responda ainda mais a estímulos? O que tem que ser revisto: as atividades diárias (bem como o descanso) ou incluir mais atividade do que já realiza?

    E sim, é tentador, visto que as prateleiras estão abarrotadas destes produtos nos prometendo mil e um milagres em curto espaço de tempo, nos deixando mais ativos e dispostos. Porém todo atalho tem um preço que se deve pagar. Até mesmo quem é adepto do bodybuilding prefere fazer uma dieta especial para "secar" a gordura do que resolver cair numa dessa... compensa mais investir em um whey de qualidade, em uma boa alimentação (que pode muitas vezes ter nada a ver com dietas prontas que vemos por aí) e descanso do que tomar algo que parece ser milagroso.
  • Beltrame
    Beltrame Postagens: 30 Member
    Opções
    Muito obrigada Bruna! Eu ADORO ler todos os teus posts!

    Realmente, não há unanimidade sobre este assunto: inclusive médicos já me indicaram o seu consumo (industrializados) e outros contraindicaram... A gente fica na dúvida... mas o que tenho lido me fez entender que não vale a pena investir (e eles não são baratos!) para correr riscos... inclusive ontem estava lendo um artigo bem interessante sobre o tema (http://saude.terra.com.br/bem-estar/termogenico-emagrece-veja-como-eles-agem-no-organismo,5cb98c3d10f27310VgnCLD100000bbcceb0aRCRD.html) que me convenceu ainda mais.
    Eu usei um da Nutrilatina há alguns anos (vivo nessa novela de engorda-emagrece há mais de 15 anos!) e realmente não senti diferença...

    Sou, sim, adepta dos alimentos termogenicos: principalmente o bom e velho café (sem açucar, claro), além de bastantes proteinas... e nos ultimos meses intensifiquei a atividade física, o que tem me trazido bons resultados (não tão rápido quanto eu gostaria, mas constantes).

    O tão falado Whey eu ainda não experimentei (porque o "problema" pra mim é justamente ficar abaixo da quantidade de proteina diária sugerida aqui no site).
    Muito obrigada pela tua atenção e teus esclarecimentos!
    Até breve!
  • brunamaria86
    brunamaria86 Postagens: 63 Member
    Opções
    Que legal por acompanhar... como digo, não sou da área da saúde, mas acho que conhecimento nunca é demais, e no que eu puder ajudar as pessoas a conseguir bater suas metas, vou fazer.

    Eu também vivia no efeito sanfona, até que este ano decidi que iria emagrecer com saúde, criar novos hábitos para conseguir engravidar daqui uns anos... então digo que emagreço por "amor ao meu filho" . Assim eu me desviaria de seguir qualquer coisa que prejudicasse minha saúde, mesmo que demore, por isso pesquisar foi fundamental. Descobri muita coisa, conversando com várias pessoas, muitas coisas das quais achamos que pode nos ajudar não passam de balela. Sou contra termogênicos, sim, porque não vejo benefícios para a saúde das pessoas, apenas vejo os resultados estéticos em pouco tempo, então acredito que não seja o ideal.

    E há muita lenda em torno de qual é a quantidade ideal de proteína/carboidrato. Gostei de pesquisar sobre dietas low carb, acho interessante todo estudo antropológico em torno dos nossos hábitos, e são coisas que devemos levar em consideração. Eu mesma não sigo os limites propostos pelo aplicativo (que segue a pirâmide dos alimentos, embora mais aceita dos nutricionistas, também há pontos conflituosos), mas também sou contra uma dieta totalmente proteica (que também carrega seus males). Acho que seguir o que "está na moda" também é um tanto quanto arriscado. Acabamos comprando um chá porque falaram que é bom, um pó porque dizem que é milagroso, e vemos nosso dinheiro ir para o ralo com coisas que nem fazem efeito direito.

    Se quer saber? Se não tem nenhum problema renal, fez todos os exames hormonais possíveis e está tudo ok, não há problemas em tomar whey, aquilo é só proteína, desde que não em excesso, claro.
  • LenaPattyRJ
    LenaPattyRJ Postagens: 1
    Opções
    Boa noite. Estou na luta com a balança desde Junho de 2012 e já consegui eliminar 22 kg. Algo que me ajudou bastante foi a combinação óleo de cartamo + chá verde (cápsulas). Faço atividades físicas 5x por semana e procuro cuidar da alimentação mas depois que comecei a usar as cápsulas eu perdi peso mais rápido e agora estou tentando manter e com o auxílio delas estou conseguindo. Boa sorte a todos.
  • Beltrame
    Beltrame Postagens: 30 Member
    Opções
    Nossa Patty! Que maravilha! 22kg! Parabéns!
    Muito obrigada pelas dicas! E sucesso na tua manutenção!
  • kiruba1
    kiruba1 Postagens: 2
    Opções
    Beltrame, já usei suplemento termogênico, ao que parece funcionou, perdi 23Kg em 8 meses, porém eu fazia aeróbica pesada 5 vezes por semana, jogava futebol nos fins de semana e me alimentava corretamente, 1 dia por semana eu saia da dieta. Agora pense comigo, será que o suplemento foi tão importante assim? Não adianta nada se o suplemento não for usado juntamente com uma dieta e exercícios, aeróbicos principalmente. Se resolver entrar mesmo na rotina de exercícios vale ressaltar que é necessário focar nos aeróbicos, mas também musculação irá ajudar a aumentar sua massa magra e conseqüentemente diminuir as gorduras indesejadas. Outra coisa que posso relatar, caso queira utilizar termogênicos, é fazer uma comparação simples com rótulos de suplementos, a maioria que observei tem em suas respectivas fórmulas predominância de cafeína e guaraná (suplementos nacionais), essas substâncias podem ser compradas em farmácias de manipulação por menos da metade do preço dos suplementos de marca. Suplementos "proibidos" como os famosos importados (Lipo 6, Jack, Oxy.. etc..) Causam efeitos colaterais e não são seguros. Resumindo a minha opinião é: Se você se exercitar com intensidade, freqüência e se alimentar corretamente irá perder peso quase na mesma velocidade que utilizando termogênicos, além de manter seu organismo saudável. Sempre lembrando... Foque nas suas medidas e não no seu peso.
  • Beltrame
    Beltrame Postagens: 30 Member
    Opções
    Isso aí Kiruba! Concordo com vc!

    Como disse, faz anos que venho nesta luta contra a balança. Ano passado engravidei e engordei 23kg! (mesmo com acompanhamento de nutricionista!). Semana passada minha filhota completou 1 ano de idade e eu ja havia eliminado 21kg, somente cuidando da alimentação e, nos ultimos 3 meses e meio fazendo atividade física em torno de 4 vezes por semana e usando este aplicativo, que tem me ajudado bastante!

    Valeu pelas dicas! Abraços!
  • alebevilaqua
    Opções
    Beltrame,
    Vou falar sobre o que eu faço... em contradição a todos que relataram aqui... eu uso suplementos sim. Sempre usei, mas minha história é um pouco diferente. Fiz balé clássico por 8 anos quando criança, ou seja, já tenho massa muscular. Fiz volei (quando baixinho ainda jogava... hehehe), capoeira, andava de patins todo final de semana. Durante os últimos anos (uns 12 aproximadamente) virei adepta da corrida. Fiz faculdade, trabalho 8 horas diárias desde que comecei a trabalhar (já faz uns 22 anos isso). Engravidei, engordei 17 quilos, voltei ao normal e tudo mais... durante todo esse período (exceto o do balé e do vôlei, que fiz até os 14/16 anos) eu sempre usei os termogênicos - os proibidos mesmo. Sempre, sempre mesmo, fiz (faço) acompanhamento médico (todos os exames que vc puder imaginar... ) e nunca tive nenhuma alteração.

    O que eu percebo é que, o termogênico me ajuda a malhar à noite, pois acordo muito cedo, trabalho o dia todo e ir pra academia à noite, pra mim é um sacrifício, já que eu gosto mesmo é de correr - na rua e não na esteira. E como tenho que fazer musculação para poder fortalecer a musculatura, sou "obrigada" a ir... mesmo sem gostar.

    Outra coisa é que só o termogênico não adianta. Sinceramente, não adianta mesmo... é como se você tomasse sibutramina, ou seja, ela tira sua fome, mas quando vc pára de tomar volta ao seu peso anterior, ou até mais! O que tem que fazer é aliar isso tudo, o exercício aeróbico (que realmente "queima a gordura"), a musculação e tudo mais... mas o principal é ver o seu biotipo... o meu, sempre foi mais magro com a musculatura "aparecendo"... mas tem gente que não... então, eventualmente (não estou dizendo que esse é seu caso, mas vale pensar) você não vai conseguir que os músculos "apareçam" ou ficar esbelta feito a "gisele"....

    Eu uso os termogênicos, faço controle do que como, adoro cerveja, pizza, hamburguer, carne vermelha e todas as porcarias do mundo, mas também adoro uma saladinha... então acho que fica "elas por elas" sabe... ah, e sim, eu fui ao nutricionista esportivo, sigo a dieta e ele mesmo me disse que posso continuar tomando os termogênicos (fazendo o acompanhamento médico que já faço).

    Agora com relação aos "wheys" sinceramente, a não ser que você esteja treinando para uma maratona (no meu caso meia maratona) não acho aconselhável você tomar não. Eles tem um alto grau de proteínas e carboidratos (mesmo se você usar a isolada, dependendo do horário e do que você esteja fazendo, o seu organismo vai absorvê-la como "um complexo de proteínas e carboidratos") que só vão "inchar" no seu organismo.

    Bom, esse é meu relato... sei que existem muitas pessoas contra o uso, mas gosto....

    Abraços,
  • VivianeMoreira
    Opções
    Olá turma,


    Eu acho que o bom senso vale para qualquer decisão. Eu não tomo suplemento pois não se fez necessário. Primeiro mudei a alimentação e só isso já foi suficiente. Exemplo: de manhã sou mt lenta, lerdeza pura ao máximo. Então meu café da manhã é super cheio de gás:

    *suco verde de couve+ chá verde ou hibiscus + canela ou gengibre + fruta de baixo IG + linhaça.

    * omelete

    * café preto sem açucar + gordura (óleo de coco ou nata ou manteiga).


    Fico ligada o dia todo. Estudo em tempo integral, ou seja, mt atividade intelectual e preciso de super gás. Esse tipo de café da manhã me sustenta fisicamente e intelectualmente. Para o meu corpo foi suficiente. Mas se não desse conta do recado com certeza eu suplementaria.

    Acredito que auto-conhecimento e bom senso deve ser levado sempre em consideração.

    Boa sorte nas suas escolhas.
  • Beltrame
    Beltrame Postagens: 30 Member
    Opções
    Muito obrigada Ale e Viviane!
    Sempre é bom conhecer opiniões diferentes e, com certeza, cada caso é um caso e cada pessoa uma pessoa! hehe
    Eu continuo sem estar suplementando... e por enquanto ta dando certo...
    Agora estou fazendo a minha "dieta" (que eu espero que seja uma reeducação mesmo!) por conta... (até porque já fiz inúmeras vezes com acompanhamento de médicos e nutricionistas), mas pretendo, em breve, voltar a buscar algum auxilio profissional... e aí vamos ver o que me indicam!
    Abraços e um excelente final de semana!
  • jordaniaxavier
    Opções
    Olá! sou nutricionista e espero que essas informações possam te ajudar de alguma forma.
    Existem basicamente 4 tipos de suplementos
    termogênicos: os suplementos estimulantes (que contém cafeína ou extrato de guaraná); os ricos
    em gordura (Óleo de Cártamo, Óleo de coco); os ricos em vitaminas, minerais e fibras; e aqueles à
    base de medicamentos estimulantes (anfetaminas e análogos à anfetamina como a efedrina).

    Os suplementos estimulantes são os que trazem maiores resultados, no entanto não são livres de efeitos
    colaterais como insônia, taquicardia, angustia, agitação e dependência. Os ricos em gorduras não
    apresentam consenso científico com relação à maior oxidação de gordura. Os ricos em vitaminas,
    minerais e fibras são equivalentes a alimentos ricos nestes nutrientes. E os ricos em medicamentos
    estimulantes não são permitidos, mas são amplamente encontrados nos suplementos importados que
    viraram febre no Brasil! Não deveriam nem ser vendidos como suplementos, justamente por conterem
    medicamentos.

    Portanto os mais indicados (com orientação e acompanhamento) são os que contêm cafeína ou extrato
    de guaraná em sua composição. Os outros podem ser desperdício de dinheiro ou de saúde, já que ainda
    não apresentam um suporte científico consistente ou sabidamente prejudicam a saúde.

    A própria alimentação pode ser termogênica quando se incluem adequadamente proteínas, gorduras
    insaturadas (gorduras do bem), fibras e quando a regularidade e frequência são adequadas.
    Como exemplo de alimentos termogênicos nós temos a canela, o gengibre, o chá verde, o café, a pimenta, a água gelada e vários outros.
    Espero que tenha colaborado!
    Abraços!
  • Beltrame
    Beltrame Postagens: 30 Member
    Opções
    Sim! Colaborou muito Jordania! Mto obrigada!
    Abraços!!!
  • brunamaria86
    brunamaria86 Postagens: 63 Member
    Opções
    Acho legal o que Jordania postou. Partindo deste princípio, basta usar os produtos naturalmente (pó de guaraná é barato e acessível e o café nem se fala). O que se vende ou é prejudicial ao corpo ou é mais um produto para tomar nosso dinheiro.
  • tainagomes
    tainagomes Postagens: 18
    Opções
    Oi! eu já usei um termogênico tinha cafeína e não sei o que lá. Pra ver se eu não ficava morrendo pelo caminho na academia
    mas usei 3 dias, foi o suficiente pra me dar uma gastrite do cão. Parei completamente.
    Fora isso eu uso um composto de proteína isolada, mas foi recomendação médica, eu já usava antes de começar a fazer RA e exercícios. Já que sou vegetariana... me ajuda. QUando eu não tomo sinto que minha musculatura fica "fatigada" mais dias... tirando isso tomo canela e chá verde, gengibre eu uso como tempero que gosto muito e suco verde (mas acho que não é termogênico) ahahahah...
  • dudaprates
    dudaprates Postagens: 4
    Opções
    Eu estou usando da probiótica o termogenic (cafeina pura) eu tomava antes de ira a academia e cababava fazendo tudo ligeirinho hehehe e terminei indo parar no instituto do coração com pressão alta.

    Mudei a hora da ingestão dos 2 comprimidor e deu certo ele tem um efeito diferente da L-carnitina ele me pareceu que acelera o metabiloismo (dando musculos tb). Claro que que minha dieta esta para ganho de massa magra e é por isso que ganho musculos. Mas a l- carnitina me parecia que sou queimava gordura.

    Mas atençao essas coisas so funcionam se fizer dieta e exercicios elas não vao quiemar nada sozinhas.
  • Beltrame
    Beltrame Postagens: 30 Member
    Opções
    Muito obrigada pelas dicas pessoal!!!