Fibra a mais... faz mal? — Portuguese (Brazil)

Fibra a mais... faz mal?

Boas pessoal! Sou novo no fórum, mas já utilizo o MyFitnessPal há algum tempo. O meu nome é Henrique Matos e tenho 19 anos, 1.77m e 75kg (adicionem-me como amigo, se quiserem!) Estou na última fase de seca, querendo passar para os 70kg e, possivelmente, para os 13% de gordura corporal.

Tenho aqui uma dúvida... já há 3 semanas que não como porcarias (costumava ter um dia em que fazia uma refeição fora das minhas macros, como se fosse uma cheat meal, mas deixei-me disso, pois acabava sempre por comer mais porcaria do que tinha planeado) e, para "manter a sanidade", mandei vir umas quest bars, da quest nutrition (se nunca ouviram falar delas, experimentem, são as melhores barras em termos de composição nutricional de sempre), e estas têm fibra até dizer chega (em média, 17~18g de fibra por barra). Tenho andado a comer uma todos os dias desde terça-feira (salvo erro), e cabem sempre nas minhas calorias, nunca as ultrapassando, mas a fibra tem ficado sempre um pouco a mais.

Acham que faz mal comer demasiada fibra? Eu vou todos os dias ao ginásio (5 vezes, às vezes 6) e só lá bebo uma garrafa de 1,5L... durante o dia bebo aí uns 8 copos de água (30cl cada copo), já para não falar dos 3 chás verdes que bebo também entre as refeições. Sei que a fibra dá retenção de líquidos, mas faz assim muito mal, ou nem por isso? Vai interferir com o meu peso?

P.S: Também sei que pode causar problemas intestinais e de idas à casa-de-banho, mas sinceramente não tenho tido problemas com isso. Dou uma bufa ou outra a mais mas de resto tudo bem haha. Nunca fui muito sensível a comida/macro ou micro-nutrientes em demasia.

Cumprimentos e obrigado a todos

Comentários

  • cajoong
    cajoong Postagens: 4 Member
    Você é sempre bem hidratado, então as fibras em excesso que você comer não vai chegar a constipar seu intestino de uma forma grotesca, creio eu. Mas você pode dar uma controlada nas fibras que ingere diminuindo a quantidade em algum ponto do seu dia pra dar uma equilibrada nessa quantidade diária. É sempre melhor não exagerar.