Plano alimentar e de treino para ganhar massa muscular — Portuguese (Brazil)

Plano alimentar e de treino para ganhar massa muscular

Opções
Opa tudo bom? Comecei à algum tempo na academia e sinto dificuldades no ganho de peso e massa muscular. Sou ectomorfo com cerca de 185cm de altura e pouco mais de 60 quilos.
A minha pergunta é que tipo de alimentos ou refeições devo fazer, existe alguma dieta que possa utilizar e se é necessário o uso de suplementação como whey protein? E que tipo de exercícios posso fazer para ganhar mais rapidamente massa muscular?

PS. Sei que não é aconselhado usar um plano alimentar de outra pessoa e que para isso devo procurar um nutricionista mas não tenho condições para tal

Comentários

  • DanielFilho194
    DanielFilho194 Postagens: 3 Member
    editado fevereiro 2022
    Opções
    basicamente voce precisa comer mais que voce gasta, aconselho ir aumentando cerca de 200 calorias em 200 calorias para nao ganhar muita gordura e dps voce faz um cutting(queima de gordura) e fica com a massa q ganhou isso tudo dura cerca de 5/6 meses cada fase dessa, e alimentos limpos, aveia, ovos, frango, tapioca, leite, e voce precisa bater a meta de proteina todo dia, isso é muito importante tmb
  • DanielFilho194
    DanielFilho194 Postagens: 3 Member
    Opções
    e sobre suplementos é algo que vai facilitar sua vida, mas nao é algo necessario, recomendo creatina e whey