Minha trajetória de emagrecimento / recomposição corporal — Portuguese (Brazil)

Minha trajetória de emagrecimento / recomposição corporal

Opções
antoniorausch
antoniorausch Postagens: 2 Member
editado fevereiro 8 em Apresente-se
Oi pessoal, queria conversar com vocês um pouco sobre minha trajetória de emagrecimento/recomposição corporal, mas principalmente sobre minha relação com a alimentação.

Desde os 9 anos de idade eu alternei entre o sobrepeso e a obesidade grau I. Durante a adolescência tive o que chamamos hoje em dia de Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica, e tinha episódios muito intensos de comer compulsivamente. Eu era um adolescente de 1.80, que pesava 90/95kg, por causa disso, desenvolvi muitas inseguranças com meu próprio corpo, especialmente com meu peito (isso eu coloco na conta do Pânico na TV e naquelas brincadeiras de apertar o "peitinho"), e que carrego comigo até hoje.

Quando entrei na faculdade de Psicologia, em 2015, tive uma melhora no meu corpo. Perdi parte do peso que ganhei durante a adolescência, e fiquei ali na beira da faixa do sobrepeso (na beira de cima, quase em obesidade grau I). Em 2016 eu decidi que iria fazer dieta cetogênica, e consegui me manter bem disciplinado por quase um ano, comendo aproximadamente 20g de carboidratos todos os dias. Apesar do resultado rápido, tive uma perda de massa muscular grande, e desenvolvi transtornos alimentares e comportamentos compensatórios desfuncionais. Me mantive entre os 105/110kg (atualmente tenho 196cm de altura) até 2019.

Durante a pandemia, após ter contraído covid, as coisas saíram completamente do controle. Eu cheguei ao meu pico de peso e de mal estar. Atingi a marca de 149kg, fadiga crônica, vertigens, alterações na pressão arterial. Tudo isso continuou assim até o final de 2021, em dezembro, quando decidi cuidar um pouco melhor da minha saúde. Voltei a fazer dieta low carb, e consegui me manter até março de 2022, quando marquei uma consulta com uma endocrinologista.

Em abril de 2022, a coisa começou a andar de verdade. Comecei o tratamento com a endocrinologista com uso offlabel de medicações psiquiáticas (alternava mensalmente entre sertralina, topiramato, e outras medicações das quais não me lembro mais) associado ao Orlistate (conhecido como Xenical). Comecei o tratamento com 139kg, e cheguei em julho do mesmo ano pesando 124kg.

A partir daí, iniciei minha rotina de atividades físicas (musculação e aeróbica) e me encontro atualmente com 115,6kg , mas com um corpo completamente diferente, inclusive mais magro que quando fiz low carb e atingi os 105kg (o menor peso que atingi na vida adulta).

Agora estou me preparando para uma nova fase, que é a de iniciar um acompanhamento nutricional para organizar minha aliementação associada ao treinamento físico, que agora faço todos os dias (entre 1h30/2h de musculação, e as vezes mais 30m de aeróbico).

Entrei aqui para conhecer e conversar com pessoas que já estão há muito tempo nessa trajetória de mudança corporal, e trocar "figurinhas", dicas e recomendações de profisisonais ou conteúdo.

Um abraço,

Antônio.