Como a religião me ajudou a controlar os impulsos — Portuguese (Brazil)

Como a religião me ajudou a controlar os impulsos

É sabido que gula é pecado. O problema disso, é que até então, EU nao via meu comportamento compulsivo como gula.

Nunca fui religioso, sequer era batizado, por um tempo cheguei a duvidar que Deus existisse - tolice de gente jovem - graças a Deus amadureci e comecei a frequentar a igreja católica.

Na igreja católica e na catequese, aprendi que estamos fadados aos prazeres da carne. Mas que devemos mesmo é alimentar a alma.

O Ponto é: para alimentar a alma, precisamos controlar os desejos da carne.

E como fazer isso? Logo eu, sendo compulsivo alimentar a vida inteira. Toda minha vida acima do peso, lutando contra a balança, contra o espelho, mas vencido dia após dia pelos meus desejos compulsivos.

O que aprendi, é que, devemos começar a controlar em pequenas coisas. Digamos que no começo seja impossível - como foi pra mim -, deixar de pedir aquela pizza de sexta à noite.

O que eu passei a fazer foi “ok, vou pedir a pizza, mas irei controlar meu desejo compulsivo de comer até passar mal”.

E assim comecei, antes comia 8, 9 fatias de pizza, além 2 fatias de pizza doce, meio litro de coca. Tudo numa noite, em menos de 30 minutos.

Após decidir fazer esse controle do desejo da carne, passei a comer 3 fatias e 1 doce. Sempre.

Até chegar um momento que decidimos - minha esposa e eu - cortar de vez, aproveitamos a quaresma para isso.

Passamos a cozinhar em casa todos os dias. E hoje posso dizer que a compulsão foi controlada.

O desejo ainda existe, sim. Afinal, o pecado sempre estará a espreita, apenas esperando um deslize nosso, para vir com toda força.

Mas somos humanos, falhos, pecadores. O que você precisa ficar de olho é, não deixar o pecado viver em você de novo. Se errou, afaste o pecado na próxima refeição, durante toda a semana. Mostre força de vontade.

E aqui está a diferença de desejo e vontade.

Desejo é algo ligado ao prazer. Você deseja ter/comer aquilo. Exp: tem desejo de emagrecer? Não vai conseguir, pois terá que abrir mão dos doces e gorduras que come hoje. Não há sacrifício no desejo.

Vontade está ligado a sacrifícios. Você tem vontade de emagrecer? Fará sacrifícios para isso. Tem vontade de praticar exercícios? Vai sair e começar com o que consegue. Tem vontade de se alimentar melhor? Vai deixar as besteiras de lado.

É isso, espero que ajude ao menos 1 pessoa. Já terá valido a pena. E que essa pessoa seja você, que leu até aqui.

Fique com Deus!