medo da fome — Portuguese (Brazil)

medo da fome

Opções
Só um pensamento.

A maioria das ideias para se perder peso rodam em volta de como evitar a fome, sentirem-se saciados o dia todo.
Daí surgem sempre as novas modas, superalimentos, comprimidos, chás, etc.

Por experiência não só minha mas a de todos os que já perderam peso até hoje, uma coisa é certa se não sentem fome estão fazendo algo errado e não se vai perder peso :)
Felizmente é só questão de disciplina, se passam os primeiros dias vão ganhando resistência e cada vez têm menos fome, aí começa o castigo que é conseguir comer bem

Comentários

  • ljteodoro
    ljteodoro Postagens: 52 Member
    Opções
    Eu já passei por restrições grandes de alimentação pra perder peso e tive bastante sucesso. Mas definitivamente não compensa. Sempre sofri algum tipo de rebote no meu peso.
    A solução definitiva pra perder peso para o meu caso e que vou adotar pro resto da vida é aliar diferentes tipos de treino com um ligeiro déficit, não mais que 10%.
    Consigo perder peso de forma saudável e sem comprometer toda a minha vida além da dieta.
  • mschosting
    mschosting Postagens: 295 Member
    Opções
    Sem dúvida, mas quando está com mais peso e quer perder não tem forma além de às vezes ter fome :)

    depois de perder o peso a mais aí sim deixa de ter tanta lógica manter uma grande restrição, então o que sucede é que se procura alimentos, dietas, comprimidos que prometem resultados fáceis sem passar fome.

    Infelizmente nenhum resulta a longo prazo além do manter uma dieta equilibrada
  • ljteodoro
    ljteodoro Postagens: 52 Member
    Opções
    > @mschosting disse:
    > Sem dúvida, mas quando está com mais peso e quer perder não tem forma além de às vezes ter fome :)
    >
    > depois de perder o peso a mais aí sim deixa de ter tanta lógica manter uma grande restrição, então o que sucede é que se procura alimentos, dietas, comprimidos que prometem resultados fáceis sem passar fome.
    >
    > Infelizmente nenhum resulta a longo prazo além do manter uma dieta equilibrada

    Então, eu fui adepto dessa filosofia de grande déficit por muito tempo. Mas sempre foi um processo horrível, não o recomendo a ninguém. O maior déficit sempre deve vir do cardio, sem abrir mão do treino de resistência.
    Pra uma pessoa que tem TDEE 2200 kcal e busca um déficit de 600, é mais tranquilo comer 2000 e gastar 400 que ficar sem comer 600. Nas vezes em que me coloquei nessas situações eu não conseguia nem mesmo pegar no sono de tanta fome haha.
  • mschosting
    mschosting Postagens: 295 Member
    Opções
    rs eu quando decidia perder peso preferia perder muito rápido então fazia coisas tipo 500 calorias por dia e todo o dia treinando, mas em dias perdia logo todo o peso :) só agora é que tenho tido algum cuidado com o que faço a APP ajuda
  • rcardozo1987
    rcardozo1987 Postagens: 124 Member
    Opções
    Vocês sabem como está o nível de insulina em jejum e os triglicerídeos de vocês? Uma coisa que funcionou pra mim foi baixar o nível de insulina basal, e tirar os triglicerídeos da corrente sanguínea. O que ocorre? Bom, basicamente o corpo consegue extrair energia do tecido adiposo sempre que começa a faltar. Qual o resultado prático disso? Zero de fome.

    Pensem comigo, entre outras coisas a gordura (tecido adiposo) serve para armazenar energia para ser utilizada em casos de necessidade. Sobrevicência no deserto/jejuns/etc... O corpo foi construído de uma maneira muito perfeita. A única questão a saber é: porque então as pessoas, de uma maneira geral, não conseguem utilizar essa energia armazenada?
  • ljteodoro
    ljteodoro Postagens: 52 Member
    Opções
    > @rcardozo1987 disse:
    > Vocês sabem como está o nível de insulina em jejum e os triglicerídeos de vocês? Uma coisa que funcionou pra mim foi baixar o nível de insulina basal, e tirar os triglicerídeos da corrente sanguínea. O que ocorre? Bom, basicamente o corpo consegue extrair energia do tecido adiposo sempre que começa a faltar. Qual o resultado prático disso? Zero de fome.
    >
    > Pensem comigo, entre outras coisas a gordura (tecido adiposo) serve para armazenar energia para ser utilizada em casos de necessidade. Sobrevicência no deserto/jejuns/etc... O corpo foi construído de uma maneira muito perfeita. A única questão a saber é: porque então as pessoas, de uma maneira geral, não conseguem utilizar essa energia armazenada?

    Cara, eu acho esse um assunto um pouco controverso. Eu tentei algumas estratégias pra baixar meu nível de insulina em jejum e, inclusive, fazer o HIIT dessa forma visando extrair energia do tecido adiposo. A minha impressão é a de que funcionou por alguns dias, com certeza menos de uma semana e em seguida atingi um platô. Mas na média não me pareceu muito diferente de quando faço isso logo após ter um pico de insulina, pois como a energia da atividade vem do carbo, ao longo do dia o corpo usaria os estoques de gordura pra manter o metabolismo basal. Enfim, acho que o corpo realmente tem um mecanismo balanceado de funcionamento, é muito difícil fazê-lo priorizar uma forma de consumo de energia.
  • rcardozo1987
    rcardozo1987 Postagens: 124 Member
    Opções
    ljteodoro escreveu: »
    > @rcardozo1987 disse:
    > Vocês sabem como está o nível de insulina em jejum e os triglicerídeos de vocês? Uma coisa que funcionou pra mim foi baixar o nível de insulina basal, e tirar os triglicerídeos da corrente sanguínea. O que ocorre? Bom, basicamente o corpo consegue extrair energia do tecido adiposo sempre que começa a faltar. Qual o resultado prático disso? Zero de fome.
    >
    > Pensem comigo, entre outras coisas a gordura (tecido adiposo) serve para armazenar energia para ser utilizada em casos de necessidade. Sobrevicência no deserto/jejuns/etc... O corpo foi construído de uma maneira muito perfeita. A única questão a saber é: porque então as pessoas, de uma maneira geral, não conseguem utilizar essa energia armazenada?

    Cara, eu acho esse um assunto um pouco controverso. Eu tentei algumas estratégias pra baixar meu nível de insulina em jejum e, inclusive, fazer o HIIT dessa forma visando extrair energia do tecido adiposo. A minha impressão é a de que funcionou por alguns dias, com certeza menos de uma semana e em seguida atingi um platô. Mas na média não me pareceu muito diferente de quando faço isso logo após ter um pico de insulina, pois como a energia da atividade vem do carbo, ao longo do dia o corpo usaria os estoques de gordura pra manter o metabolismo basal. Enfim, acho que o corpo realmente tem um mecanismo balanceado de funcionamento, é muito difícil fazê-lo priorizar uma forma de consumo de energia.

    Priorizar eu também acho difícil, na verdade o que eu acho que acontece é: por necessidade. A energia principal do corpo, quando existente na corrente sanguínea, é o carboidrato. Todos sabemos disso. No entanto, para que construir estoques senão para usá-los? Eu acredito que o tecido adiposo é como se fosse uma carteira de energia, e não uma poupança (como muitos pensam). Se facilitar o acesso à ela, e consumindo uma quantia "baixa" de carbo o corpo deve tirar energia dali para continuar funcionando. Não que alguém consiga priorizar, mas sim, criar uma necessidade de sobrevivência. Quando baixamos o nível de glicose no sangue o corpo tende a equilibrar isso. Logo, para não baixar tanto, ele usa as células adiposas. No entanto, existem pessoas que não conseguem fazer o uso dessa energia por N fatores, e o que acontece? Hipoglicemia. Níveis muito baixo de açúcar no sangue. Geralmente essas pessoas desmaiam (ou pelo menos se sentem muito mal) quando chegam em uma situação mais severa.

    Consegui esses resultados com 2 mU/L de INSULINA e 44 mg/dL de TRIGLICERIDES.
  • ljteodoro
    ljteodoro Postagens: 52 Member
    Opções
    > @rcardozo1987 disse:
    > ljteodoro escreveu: »
    >
    > > @rcardozo1987 disse:
    > > Vocês sabem como está o nível de insulina em jejum e os triglicerídeos de vocês? Uma coisa que funcionou pra mim foi baixar o nível de insulina basal, e tirar os triglicerídeos da corrente sanguínea. O que ocorre? Bom, basicamente o corpo consegue extrair energia do tecido adiposo sempre que começa a faltar. Qual o resultado prático disso? Zero de fome.
    > >
    > > Pensem comigo, entre outras coisas a gordura (tecido adiposo) serve para armazenar energia para ser utilizada em casos de necessidade. Sobrevicência no deserto/jejuns/etc... O corpo foi construído de uma maneira muito perfeita. A única questão a saber é: porque então as pessoas, de uma maneira geral, não conseguem utilizar essa energia armazenada?
    >
    > Cara, eu acho esse um assunto um pouco controverso. Eu tentei algumas estratégias pra baixar meu nível de insulina em jejum e, inclusive, fazer o HIIT dessa forma visando extrair energia do tecido adiposo. A minha impressão é a de que funcionou por alguns dias, com certeza menos de uma semana e em seguida atingi um platô. Mas na média não me pareceu muito diferente de quando faço isso logo após ter um pico de insulina, pois como a energia da atividade vem do carbo, ao longo do dia o corpo usaria os estoques de gordura pra manter o metabolismo basal. Enfim, acho que o corpo realmente tem um mecanismo balanceado de funcionamento, é muito difícil fazê-lo priorizar uma forma de consumo de energia.
    >
    >
    >
    >
    > Priorizar eu também acho difícil, na verdade o que eu acho que acontece é: por necessidade. A energia principal do corpo, quando existente na corrente sanguínea, é o carboidrato. Todos sabemos disso. No entanto, para que construir estoques senão para usá-los? Eu acredito que o tecido adiposo é como se fosse uma carteira de energia, e não uma poupança (como muitos pensam). Se facilitar o acesso à ela, e consumindo uma quantia "baixa" de carbo o corpo deve tirar energia dali para continuar funcionando. Não que alguém consiga priorizar, mas sim, criar uma necessidade de sobrevivência. Quando baixamos o nível de glicose no sangue o corpo tende a equilibrar isso. Logo, para não baixar tanto, ele usa as células adiposas. No entanto, existem pessoas que não conseguem fazer o uso dessa energia por N fatores, e o que acontece? Hipoglicemia. Níveis muito baixo de açúcar no sangue. Geralmente essas pessoas desmaiam (ou pelo menos se sentem muito mal) quando chegam em uma situação mais severa.
    >
    > Consegui esses resultados com 2 mU/L de INSULINA e 44 mg/dL de TRIGLICERIDES.

    Essa hipótese da carteira é uma boa hipótese. Não tinha visto ou mesmo pensado em algo nesse sentido.
  • mschosting
    mschosting Postagens: 295 Member
    Opções
    enquanto o corpo recebe alguma comida por muito pouco que seja não vai buscar a gordura, é mesmo a última coisa a ir, porque é que fazemos isso, só Deus sabe :)
    em caso de escassez de comida primeiro começa o cérebro a enviar impulso para comer, se não come na mesma reduz a saída de energia, desde suor a ritmo cardíaco, calor corporal etc. Depois disso vai buscar energia da massa branca o que é muito estranho é não ir nas reservas de gordura primeiro
  • rcardozo1987
    rcardozo1987 Postagens: 124 Member
    Opções
    mschosting escreveu: »
    enquanto o corpo recebe alguma comida por muito pouco que seja não vai buscar a gordura, é mesmo a última coisa a ir, porque é que fazemos isso, só Deus sabe :)
    em caso de escassez de comida primeiro começa o cérebro a enviar impulso para comer, se não come na mesma reduz a saída de energia, desde suor a ritmo cardíaco, calor corporal etc. Depois disso vai buscar energia da massa branca o que é muito estranho é não ir nas reservas de gordura primeiro

    Não é estranho ir nas reservas de gordura primeiro. Ele vai. Mas geralmente não consegue retirar de lá devido a níveis de insulina altos. Insulina, hormonio responsável por armazenar energia no corpo. Glucagon, hormonio responsavel por retirar energia do corpo. Eles nao conseguem existir simultaneamente. Para o glucagon ir para a corrente sanguínea, a insulina deve estar bem baixa.

    Não conseguindo retirar da gordura, manda sinal de fome. Caso contrário, parece que de alguma forma a pessoa fica tranquilamente sem comer por longos períodos, como era antigamente, quando a comida era escassa.